Se já passa demasiado tempo no Messenger, acredite, é bem possível que vá passar ainda mais.

O Facebook anunciou esta terça-feira que vai começar a disponibilizar o seu portefólio de jogos instantâneos a todos os utilizadores da aplicação de messaging, ou seja, aos cerca de 1,2 mil milhões de utilizadores ativos que a empresa regista mensalmente.

Em adição, a rede social vai também abrir portas ao trabalho dos criadores externos à empresa. Na prática, a medida vai permitir a todos os programadores criar jogos e bots que interajam com os jogadores dentro do próprio jogo, auxiliando a experiência e encaminhando-a para funcionalidades novas e conquistas.

Com o "jogo aberto", o Facebook imagina que possam ser criados títulos em torno dos quais se organizem torneios sociais e competições com vista a escalar o placar de líderes que irá sempre desafiar o utilizador com as pontuações dos seus amigos.

Um dos primeiros jogos instantâneos disponível no Messenger é o Words With Friends, da Zynga. O Blackstorm's EverWing será, no entanto, o primeiro jogo a incorporar um bot.

Ao todo há agora cerca de 50 jogos disponíveis na aplicação, mas, como informa a empresa, o leque de títulos disponíveis para a sua conta poderá ser reduzido devido a limitações regionais e às especificações do seu equipamento móvel. Todas as semanas serão adicionados novos jogos ao catálogo.

Os Instant Games serão disponibilizados a partir das próximas semanas para iOS e Android.