Em outubro de 2014 a SIBS - entidade responsável pela rede Multibanco em Portugal - anunciava o desenvolvimento de uma aplicação de pagamentos móveis. Na prática o objetivo era replicar no smartphone a mesma comodidade de pagamento que as caixas Multibanco têm garantido.

O lançamento oficial só aconteceria passado um ano, em outubro de 2015, e desde então o MB Way está a ganhar utilizadores: já são 70 mil, de acordo com o jornal Público.

Os dados foram revelados pela SIBS numa altura em que o MB Way ganha novas funcionalidades - passa a ser possível através da aplicação criar cartões de crédito virtuais do serviço MB Net.

Este é um serviço já mais antigo, lançado em 2001, mas que tem uma popularidade considerável no nosso país: no ano passado teve 1,6 milhões de utilizadores, foi responsável por 2,64 milhões de compras num valor total de 130 milhões de euros.

O MB Way conta com o apoio de várias bancos que operam em Portugal - Barclays, BPI, Caixa de Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco e Santander Totta, por exemplo - além de já ter também um grande número de comerciantes parceiros que aceitam o sistema de pagamento.

No ano passado a SIBS tinha ainda o objetivo de trazer o MB Way até aos grandes portais de compras na Internet, como a Amazon e o eBay.