Desta forma, em 2020 os utilizadores estarão a gastar mais do dobro daquilo que gastam atualmente na Apple Store e na Google Play ou noutras lojas de aplicações Android de terceiros, ou na loja do Windows e na Amazon

Os dados são da empresa de analítica App Annie e antecipam um aumento da procura por aplicações nos mercados emergentes, especialmente na região da Ásia, à medida que o preço dos terminais móveis desce.

Nos próximos quatro anos, a Índia é o mercado que mais deverá crescer, seguido do Brasil, Argentina, México e Indonésia.

Os valores também serão impulsionados pela cada vez maior aposta dos programadores no universo mobile, que por sua vez dá origem a uma maior oferta. Para a mudança de foco das empresas e programadores também contribui a política das lojas de aplicações que parecem mais dispostas a dividir “créditos”.

A Apple, por exemplo está a preparar algumas mudanças na sua loja de aplicações para dar mais visibilidade às apps que quiserem promover o download com anúncios, mas há também novidades no processo de aprovação. Já a Google anunciou que vai passar a pagar mais aos programadores.