Não há dúvida de que Mark Zuckeberg decidiu atalhar na inovação do Facebook e das outras aplicações que que lhe pertencem. Pelo menos nos últimos meses. De acordo com o Engadget, que esta terça-feira reuniu um conjunto de funcionalidades recentemente integradas no Instagram, WhatsApp, Messenger e no próprio Facebook, estas quatro aplicações têm hoje muito de Snapchat e cada vez menos de si próprias.

A mímica de que a aplicação de Evan Spiegel tem sido alvo iniciou-se com a adição das Stories ao Instagram. Neste caso, o famoso sistema de partilha de imagens e vídeos autodestrutivos que popularizou o Snapchat, adotou apenas um novo nome e uma interface adaptada à linha estética vigente na app. Depois seguiu-se a introdução no WhatsApp e no Messenger, onde a funcionalidade foi também implementada da mesma forma. E agora, depois de ter sido testada em janeiro, é a vez do Facebook se juntar ao grupo com tudo aquilo que o sistema compreende, incluindo uma câmara com filtros, efeitos e máscaras.

Neste último caso, as Stories não serão reproduzidas na versão desktop da rede social. E na app, serão tão fáceis de utilizar quanto nas restantes aplicações.

Assim que abrir o Facebook, vai surgir, logo abaixo da barra de pesquisa e das principais secções (pedidos de amizade, notificações, newsfeed, menu) um novo espaço que se divide entre o "Privado" e as Stories dos seus contactos. No "Privado", é possível partilhar fotos e vídeos autodestrutivos diretamente com os contactos que selecionar. Para isso, basta clicar em "Enviar Foto/Vídeo", registar o momento, decorar com as máscaras, os filtros e as frases que desejar e enviar.

Para colocar um fotografia ou um vídeo disponível para todos os seus amigos do Facebook, terá de adicionar o conteúdo diretamente do newsfeed onde diz "A tua história".

Se clicar nas Stories dos seus contactos vai poder ver os conteúdos publicados por eles nesta secção e navegar entre imagens e vídeos através de cliques à direita (prosseguir) e à esquerda (retroceder) do ecrã. Se quiser responder diretamente à publicação de uma pessoa, também o poderá fazer através da opção que surge no rodapé de cada conteúdo. E também pode dar um olhinho na sua história. Ao assistir aos seu conteúdos publicados, o Facebook dá-lhe ainda informações adicionais relativamente ao número de pessoas que visualizaram cada um dos seus posts.

"Aquilo a que temos assistido é que a forma como as pessoas criam conteúdos está a mudar, do texto para as fotografias e para os vídeos. [...] Temos tentado atualizar a aplicação para a deixar mais centrada na forma como as pessoas se comportam e criam conteúdos. E isso vai começar com a câmara", justificou Connor Hayes, um dos gestores de produto do Facebook. "A câmara coloca os conteúdos visuais no coração da experiência que as pessoas têm no Facebook".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.