A solução de comunicação instantânea dava-se, pela primeira vez, a conhecer e à sua sigla - que na verdade é um acrónimo feito a partir da expressão em inglês “I Seek You” - a 15 de novembro de 1996.

A ideia partiu da Mirabilis, uma empresa criada por quatro jovens israelitas, Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir, que pretendiam lançar uma nova forma de comunicação pela internet.

É assim que nasce o serviço dedicado às conversas one-to-one, que em 2001 atingiu o seu pico, com 100 milhões de utilizadores, nessa altura detido pela AOL. Mas a partir daí, a popularidade começou a baixar. A sua influência nas aplicações de messaging atuais contudo é impossível de negar. 

Hoje o ICQ pertence ao Mail.ru Group e, passadas duas décadas, evoluiu de uma solução restrita ao desktop para uma aplicação móvel de mensagens instantâneas multiplataforma, com as habituais possibilidades disponibilizadas pelas suas mais diretas rivais - ou até mesmo além delas.

Chamadas vídeo, partilha de GIFs animados em mensagens individuais ou em grupo ou Stories são algumas das capacidades oferecidas aos seus utilizadores há algum tempo, assim como o processamento de fotos e vídeos através de redes neurais. 

Confira as várias versões do serviço aqui.