É o caso de uma nova app lançada pela DECO que permite identificar a operadora com melhor qualidade de rede em cada ponto de Portugal.

Entre as plataformas móveis mais sociais, conheça uma proposta com “toque” português que usa a realidade aumentada para ajudar a localizar os amigos e "apanhá-los todos". Mas há mais apps acabadas de chegar ao mercado para “avaliar” no resumo desta semana.

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Pinterest chega aos 150 milhões de utilizadores. Cresce mais rápido do que o Twitter

A app alcançou a marca dos 150 milhões de utilizadores mensais ativos, um aumento de 50% face ao ano passado. O Pinterest está a conseguir crescer num mercado saturado e parece estar a querer ganhar terreno ao Twitter e ao Facebook.

Em setembro de 2015, o Pinterest contava com uma base de 100 milhões de utilizadores mensais ativos. Um ano e um mês depois, a app chega à fasquia dos 150 milhões de MAU.

O Facebook demorou 5 anos a atingir esta marca e o Twitter batalhou durante seis para conseguir lá chegar. O Pinterest levou a mesma meia dúzia de anos a conquistar os 150 milhões e está a crescer a uma ritmo mais acelerado que o Twitter, de acordo com o Wall Street Journal.

A empresa espera alcançar receitas no valor de 300 milhões de dólares em 2016, ou seja, o triplo do que conseguiu no ano passado, segundo o jornal norte-americano, que acrescenta que o Pinterest foi avaliado em 11 mil milhões de dólares em 2015.

A app já foi descarregada centenas de milhões de vezes e está disponível para Android e iOS.

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Está satisfeito com a qualidade da sua rede? Ajude a identificar pontos fracos

A app QualRede foi lançada no início do ano pela Associação de Defesa do Consumidor e pretende ser um guia para identificar a operadora com melhor qualidade de rede em cada ponto de Portugal.

Só no ano passado a DECO recebeu mais de 50 mil queixas e reclamações relacionadas com o sector as telecomunicações e por isso decidiu não facilitar, sobretudo na rede móvel, onde espera reunir "provas" para pressionar os operadores devido à falta de qualidade da cobertura de rede.

A app Qualrede está disponível de forma gratuita e pode tornar qualquer utilizador num "instrumento" desta luta, pedindo que identifiquem os casos de serviço deficiente ou publicidade enganosa. Em cada local é possível fazer um teste da velocidade de rede, identificando também a latência com uma verificação básica de streaming, upload e download de um ficheiro. Com o resultado a DECO vai "pintar" as zonas com melhor e pior cobertura, e também a diferença entre os três operadores móveis.

A app está disponível gratuitamente para smartphones iOS e Android.

 

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Nova app propõe os melhores filtros para as fotos mais “amadas”

Soluções para editar e adicionar filtros a fotos não faltam no universo das apps e com certeza já terá as suas preferidas. Mas também é verdade que para melhor estamos sempre a tempo de mudar, certo? A Aimera candidata-se.

Como é habitual com plataformas do mesmo género, a Aimera permite modificar fotos e vídeos com a utilização de mais de 140 filtros diferentes. Aqui de uma maneira ligeiramente diferente, há efeitos próprios para aplicar se estiver em causa uma gravação de vídeo e imagens de paisagens ou selfies.

Um dos seus grandes atrativos pode contudo estar nas capacidades oferecidas pela própria câmara, que permite ao utilizador escolher um efeito e ajustar os modos de edição antes de capturar a imagem, como regular o enquadramento, o ângulo e escolher o formato da imagem.

A Aimera é gratuita e está disponível para dispositivos Android.

 

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30 mil artigos em leilão, todas as semanas, à distância de um clique

A Catawiki é uma plataforma de leilões online que agora se estende aos dispositivos móveis com duas novas aplicações: uma para vendedores e outra para licitadores.

É provável que a primeira imagem que associe a um leilão seja algo elitista e reservado, mas é exatamente isso que a Catawiki pretende combater com a democratização destes eventos.

Apesar de já estar presente na web há algum tempo, a plataforma de leilões online chega agora aos dispositivos móveis com duas aplicações que reproduzem o mesmo serviço que oferece desde 2008 no ecrã dos smartphones e tablets.

A Catawiki promove semanalmente 30 mil artigos de 80 categorias diferentes em leilões, onde podem ser solicitadas coisas tão sui generis como o esqueleto de um mamute ou um meteorito lunar.

As apps disponibilizam um quadro de leilões em curso, organizado por categorias, e dentro de cada um destes há a possibilidade de consultar o valor atual de licitação, o tempo que falta até terminar o leilão, a descrição do objeto em causa, fotografias e a história do produto.

Por outro lado, se o utilizador pretender vender um objeto, basta selecionar a categoria adequada e introduzir a descrição e fotografias para posteriormente ser revisto e verificado pelos especialistas leiloeiros da Catawiki. Caso seja aprovado, o objeto é adicionado ao leque de leilões semanais que têm início todas as sextas-feiras.

“O nosso objetivo é democratizar o mundo dos leilões que, na nossa opinião, tem sido até agora limitado a um público muito restrito. O que pretendemos é que todas as pessoas tenham acesso a estes objetos, independentemente do seu estatuto económico", esclarece Alejandro Sanchez, diretor da Catawiki para a Península Ibérica.

A app já está disponível para Android e iOS de forma gratuita.

 

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Catxy: a aplicação de realidade aumentada que ajuda a localizar os amigos e "apanhá-los todos"

Criada por uma equipa de jovens portugueses, a app apresenta-se como o "Pokemon Go da vida real" e junta a informação de localização com a câmara para o ajudar a localizar os seus amigos. E vai estar no Web Summit.

Os cenários de utilização da aplicação são muitos, até porque sabemos que hoje os telemóveis são o principal recurso usado para "localizar" amigos e família. As mensagens para identificar a posição específica de um amigo num concerto, na praia ou mesmo num café são habituais e a Catxy quer substituir este processo por uma app de realidade aumentada, onde é possível simplesmente apontar o telemóvel e identificar quem está no local.

"A rede social Catxy combina geolocalização de utilizadores com tecnologia de realidade aumentada. O dispositivo transmite a localização e com a câmara de realidade aumentada consegue visualizar onde estão pessoas e momentos à sua volta", explicou ao TeK Fábio Rodrigues, CEO e co-fundador da Catxy.

Segundo os criadores da app, o raio de ação vai até 5 km, e para além de identificar os amigos pode também ver os "momentos" que foram ali registados, quase ao jeito de um feed do Facebook com eventos localizados.

“Se eu estou num festival a desfrutar daquele momento, eu vou querer apanhar conteúdo relacionado com aquele momento. Não quero estar a visualizar um feed com momentos a 500km de distância”, adianta Fábio Rodrigues.

E se não quiser ser encontrado? Os criadores da Catxy garantem que a questão da privacidade está assegurada e que o utilizador terá todo o controlo da sua conta e podem editar as definições de localização e privacidade de forma rápida. "Por defeito, os momentos das pessoas ficam disponíveis para os seus seguidores, já a localização da pessoa é visível apenas para quem a pessoa segue. Contudo, todas as definições de privacidade são editáveis", justifica o CEO da empresa.

A aplicação está disponível de forma gratuita para iOS e Android e já tem um modelo de comunicação definido, com a ajuda da atriz Kelly Bailey, que aos 18 anos conta com mais de 200 mil seguidores online.

A apresentação oficial foi feita ontem num evento com a atriz, com a qual a Catxy conta para mobilizar os jovens que podem ter um efeito de disseminação da aplicação, que precisa de ganhar massa crítica para conseguir alargar o número de utilizadores.

A ideia de criar a Catxy surgiu de uma equipa de jovens portugueses e o projeto tem ambições globais, que podem ter no Web Summit uma rampa de lançamento importante. E o próprio evento que junta mais de 50 mil pessoas pode ser um dos sítios certos para por o conceito da app em prática.

Financiada com capitais próprios de 200 mil euros, a empresa já foi selecionado como ALPHA pela organização do Web Summit, onde vai ser apresentado a potenciais investidores. Na conferência a Catxy figura na competição PITCH entre os 200 projectos web mais promissores do mundo e que tenham tido investimento inferior a 3 milhões de euros até ao momento.

 

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Treine o seu cérebro com a app Mind Games

A aplicação é uma coleção de jogos baseados nos princípios de desenvolvimento cognitivo que prometem treinar o seu cérebro. É preciso experimentar para ver se vale a pena.

Uma parte dos jogos incluídos na app são gratuitos, mas para avançar mais rápido também pode comprar mais jogos, não sem antes os experimentar.

E a prática é o que garante a perfeição. A app tem a história dos resultados e um gráfico com os progressos feitos, assim como recomendações das áreas onde precisa de treinar mais para alcançar a excelência.

No geral encontra com esta aplicação jogos para treinar a atenção, a capacidade de abstração, a memória  de rostos, velocidade na recordação de informação e categorização de dados. A velocidade mental e a a capacidade de identificar objetos mas também palavras fazem parte dos desafios a atingir.

A app está disponível gratuitamente para equipamentos Windows PhoneAndroid e iOS.

 

 

Experimentou algumas das nossas sugestões? A partir de amanhã temos mais propostas.

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