Quando olha para o ecrã do smartphone sente que lhe apetece alguma coisa nova? A resposta pode estar em novas aplicações, ou em funcionalidades renovadas nas apps do costume.

Se não passa sem o Snapchat, o Instagram ou o Messenger, esta semana tem novos truques para experimentar e o Tek conta-lhe tudo o que precisa de saber. Mas há mais apps novas para descobrir, onde não faltam jogos e também aplicações úteis para o dia-a-dia, como a MB Way que agora permite levantar dinheiro sem usar o cartão nas caixas Multibanco.

Está pronto e tem espaço no smartphone ou tablet? Verifique as 8 aplicações que lhe trazemos para dar nova energia ao seu equipamento e aproveite para reviver alguns dos golpes de Chuck Norris.

 

Levantar dinheiro no Multibanco sem cartão? Com a app MB WAY já pode

A aplicação da SIBS acaba de ser atualizada e entre as novidades está a possibilidade de usar uma caixa Multibanco para levantar dinheiro sem ter de colocar o cartão.

 

A aplicação já permitia fazer transferências para outros utilizadores, e pagar compras, mas agora tem mais uma função, que pode ser usada ao critério de cada utilizador e que pode vir a tornar-se útil em situações em que saia de casa só com o telemóvel.

O MB WAY integra o MB NET para compras online, substituindo cartões American Express, MasterCard e Visa e aumentando a segurança porque nunca são disponibilizados os dados bancários reais. O número de telemóvel associado à app MB Way passou a ser também "moeda" de pagamento em comerciantes que aderiram ao sistema.

Com a nova atualização, disponível desde 16 de abril, o MB Way também permite levantar dinheiro real numa caixa Multibanco. Como explica a empresa, basta escolher o cartão a utilizar, clicar na opção "Levantar dinheiro", escolher o valor entre 10 e 100 euros e depois usar o código no Multibanco mais próximo. Sem ter de introduzir o cartão, basta carregar na tecla verde, usar o código de 10 dígitos gerado na aplicação e recolher o dinheiro.

Cómodo e fácil, o sistema corta alguns passos até agora associados à segurança nos levantamentos mas conseguimos lembrar-nos de várias situações em que pode resolver algumas situações de "falta de liquidez".

A app MB Way está disponível para Android e iOS.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

O Snapchat tem uma nova funcionalidade para o Facebook copiar

São desenhos em realidade aumentada que podem ser afixados nos seus vídeos e comportar-se como se fizessem parte do mundo real.

 O Snapchat acabou de juntar um novo leque de filtros à sua aplicação. Estes, no entanto, são diferentes. Articulam realidade aumentada, têm de ser utilizados com a câmara traseira e em vez de serem aplicáveis à face dos utilizadores ou como moldura, flutuam no cenário, ajustando-se à paisagem.

Numa fase inicial, a empresa vai juntar um arco-íris, flores e um "OMG", mas o stock vai mudando diariamente.

A ideia é fixar o elemento numa dada zona da imagem. E se se movimentar à volta dele vai ser possível visualizá-lo de várias perspectivas, como se existisse no mundo real. Ao contrário dos autocolantes, que são imagens unidimensionais e se afixam em cada snap como se tivessem colados ao ecrã do smartphone, estes novos filtros têm de ser fixados na imagem de acordo com a disposição real dos corpos que a compõem - é possível pousar um arco-íris especificamente em cima de uma mesa, por exemplo.

A atualização do Snapchat que traz esta nova funcionalidade já está a ser instalada na app para Android e iOS.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

TrickPics: uma app com filtros divertidos para tapar as partes íntimas

A ideia é do “clássico” dos conteúdos online para adultos PornHub e quem gosta de partilhar fotos mais ousadas nas redes sociais ou com os seus contactos é muito capaz de achar piada. Os outros vão, no mínimo, ficar curiosos. Certo?

Acabada de chegar às lojas de aplicações, a TrickPics trouxe algum alvoroço ao universo mobile. É que não é todos os dias que surge uma aplicação de filtros que promete transformar as fotos mais “picantes” em conteúdo publicável em qualquer rede social “normal”.

Há que ter sentido de humor para usar a app, já que os filtros aplicados aos seus nudes não vão com certeza deixá-lo ou deixá-la mais sexy – mas vão garantidamente divertir os destinatários.

A TrickPics é gratuita e está disponível para Android e para iOS. De momento tem 15 filtros de realidade aumentada disponíveis, mas promete mais recursos para muito breve. 

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

Instagram passa a funcionar offline em smartphones Android

A novidade foi anunciada no F8, o evento organizado anualmente pelo Facebook para programadores do universo tecnológico.

O Instagram permite agora a operação de várias funcionalidades sem qualquer ligação à internet. O suporte para modo offline, no entanto, não se estende a todas as secções da app, mas sim à criação de publicações, à navegação no feed e à interação com outros posts.

Na prática, os conteúdos descarregados pelo Instagram enquanto o telefone está online vão ficar armazenados e todas as opções de interação ficam disponíveis offline. Isto significa que, mesmo sem ligação à internet, pode gostar, comentar e guardar na sua biblioteca as fotografias publicadas pelos seus contactos e as que surgem na tab Explorar. Uma vez online, as ações feitas offline ficam visíveis a todos os utilizadores. O mesmo acontecerá com os posts criados.

Ainda esta semana a app tinha ganho uma nova funcionalidade de coleções, mas a "máquina de funcionalidades" parece continuar a rodar.

O suporte deverá sustentar uma utilização mais intensiva do Instagram em países onde as ligações à internet não são consistentes nem rápidas. Será interessante ver se o suporte será expandido a funcionalidades como as Stories.

A app já conta com mais de 600 milhões de utilizadores em todo o mundo e está disponível gratuitamente para smartphones Android e iOS.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

Lumino City: um jogo inteiramente feito de...cartão

A app foi condecorada nos BAFTA dos videojogos e demorou três anos a ser concluída. Os cenários e as personagens foram construídos à mão, com papel, cartão e cartolina.

Este é um daqueles jogos móveis que prima sobretudo pelo design. Chama-se Lumino City, está disponível para Android e iOS, e foi inteiramente desenhado e construído à mão. Neste caso, os computadores serviram apenas para animar o inanimado. O resto? É artesanato.

Nesta app, que estabelece a sequela a um outro popular jogo móvel chamado Lume, o utilizador é convidado a enveredar numa aventura repleta de puzzles que se desenrola em cenários de papel, cartão e cartolina até a protagonista encontrar o avô.

Ao todo, entre programação e construção dos elementos, Lumino City demorou três anos a ser feito. O esforço, no entanto, compensou. Já nesta edição dos BAFTA para videojogos, a aplicação foi condecorada com quatro prémios na categoria móvel, incluindo o de melhor concretização artística.

Lumino City custa 5,49 euros, mas está em promoção na Play Store podendo ser adquirido por 3,19 euros nos próximos dias. Na App Store, o jogo pode ser adquirido por 4,99 euros.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

Conversas no Messenger vão poder “meter” mais bots e extensões

A aplicação de messaging acaba de ganhar novos recursos que estão disponíveis para descobrir novos bots.

É verdade que os bots já não são novidade no Messenger mas a partir de agora vão passar a estar “arrumados” num separador chamado Discovery, para serem mais fáceis de encontrar. É que neste momento já existem 100 mil bots de conversação para a aplicação de messaging – um crescimento de mais do dobro face aos 33 mil registados há seis meses.

Através do “botão” Discovery, os utilizadores vão poder navegar pelos bots que usaram recentemente ou descobrir novos bots entre os que estão em destaque e também fazer pesquisas específicas.

O Messenger também está prestes a ganhar o que a equipa de Mark Zuckerberg denomina como Chat Extensions, e que na verdade passam pela integração de bots em conversas de grupo, e que permitem, nomeadamente a partilha de música ou de artigos noticiosos. Entre os primeiros parceiros estão o Spotify, a NBA, o OpenTable e o Wall Street Journal.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

Wingman: uma app que ajuda a encontrar o parceiro ideal com a ajuda de um amigo

Quem quer fazer de "casamenteiro" tem cada vez mais ferramentas ao seu dispor. As aplicações multiplicam-se e a Wingman é mais uma que se quer destacar neste ranking amoroso.

Ainda em versão beta, a Wingman tem um conceito de "casamenteiro" que promete fazer pares a partir de recomendações de amigos fiéis. Se o A acha que vai gostar da B é capaz de ter alguma razão. Ou não. E é isso que se pode comprovar na aplicação.

Quando alguém está disposto a assumir o papel de Cupido para ajudar um amigo (ou amiga) mais tímido a Wingman dá um empurrãozinho para encontrar o par ideal. E os melhores co-pilotos do amor podem aparecer no quadro de honra da app.

A aplicação é grátis e está disponível para iOS, mas por enquanto apenas em alguns países.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

Chuck Norris chega aos smartphones para deixar toda a gente K.O.

A Flare Games, estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo móvel Nonstop Knight, decidiu assinalar o 77º aniversário do norte-americano com um jogo dedicado às suas habilidades marciais.

O nome de Chuck Norris não ecoa apenas na memória dos mais velhos. Na internet, a estrela de Walker, o Ranger do Texas, ganhou uma fama quase tão grande quanto aquela que conquistou no cinema e na televisão graças a uma série de piadas que ainda hoje servem para exemplificar o poder do ator e mestre de artes marciais. Afinal, quem é que nunca ouviu dizer que o norte-americano ganhou ao sol no jogo do sério?

Agora, para festejar o seu 77º aniversário, Norris transformou-se no protagonista de um novo jogo móvel com o seu nome, um spinoff de Nonstop Knight que o coloca numa arena contra tudo e contra todos.

Em Nonstop Chuck Norris, que está agora disponível para Android e iOS de forma gratuita, o personagem pode equipar-se com vários objetos e valer-se das suas bem conhecidas habilidades marciais para dar conta dos inúmeros oponentes que vão surgindo. Da lista de armas disponíveis contam-se bastões de basebol, motoserras...pernas de peru e outras coisas tão adequadas como inusitadas. O famoso roundhouse kick, claro, também faz parte do leque de habilidades desta versão de Chuck Norris.

Nonstop Chuck Norris foi desenvolvido pela Flare Games e já pode ser descarregado na Play Store e na App Store gratuitamente.

 

Já decidiu o que vai instalar? Amanhã há mais!