Em contagem decrescente para o Web Summit, esta semana temos para si uma sugestão de app que o vai ajudar a "orientar-se" na conferência que se realiza a partir de dia 8 de novembro, em Lisboa, mas também duas aplicações que vão marcar presença na exposição.

Nas próximas páginas pode ainda encontrar um catálogo de brinquedos e sugestões de fundo de ecrã para o seu smartphone Android. E se estiver à procura de jogos relacionados com o Dia das Bruxa também temos, mas noutro artigo.

Siga pelas sugestões de aplicações que a equipa do TeK reuniu e testou para si e dê mais energia ao seu smartphone.

 

 

Como orientar-se no Web Summit? O seu melhor amigo é uma app

Se já olhou para a agenda do Web Summit percebeu certamente que vai ser uma verdadeira loucura orientar-se entre as 21 conferências com 600 oradores que decorrem nos três dias. E "conhecer" as startups mais promissoras. Mas há uma solução.

A fazer justiça à tecnologia apresentada no Web Summit, a equipa de Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit, sabe bem como tirar partido das ferramentas mais inteligentes para promover e por a conferência a funcionar com os seus números gigantes de participantes e logística envolvida. Por isso é que uma empresa de software organiza uma conferência e por isso é que este evento tem tanto de tecnologia como de marketing.

Emails frequentes e personalizados, um site optimizado para a consulta de informação, bilhetes eletrónicos e a gestão minuciosa das listas são características do Web Summit, que tem também em atenção as necessidades de cada um dos participantes. E são mais de 50 mil.

Quando perguntámos à organização qual é a melhor forma de tirar partido de tudo o que se vai passar em Lisboa entre 7 e 10 (e que na verdade já começou a ter impacto com város eventos paralelos e associados) responderam "é importante manter o espírito aberto", mas isso não parece ser uma informação muito útil para quem quer organizar agendas, certo?

A verdade é que há certamente "truques" para quem quer aproveitar melhor o Web Summit e fazer do evento um instrumento de trabalho, desde a consulta minuciosa da agenda com a definição do "mapa" do que quer ver, até à verificação da listagem das startups e dos pitchs que vão decorrer nos 3 dias, passando pela marcação de reuniões e encontros laterais. Mas o maior "truque" está na forma como o Web Summit contratou especialistas em inteligência artificial, estatísticos e especialistas em lógica para criar as ferramentas certas. 

Uma das mais relevantes pode estar no mesmo seu bolso, com a aplicação Web Summit que pode já descarregar gratuitamente da App Store para iPhone e iPad e da Google Play para dispositivos Android, e começar a costumizar com o número de bilhetes, os seus dados, as suas preferências e a disponibilidade para se "ligar" a outros potenciais interessados.

A app usa a Teoria dos Grafos, um ramo da matemática que estuda as relações entre um objeto e o seu conjunto, a que o Facebook e a Google também recorrem na recomendação de amigos e nos resultados das pesquisas. Desta forma recomenda aos participantes quem devem ver no Web Summit e ajuda a optimizar o tempo e fazer o networking certo.

Na base da aplicação estão as recomendações, que naturalmente são baseadas em dados fornecidos pelos utilizadores. Quanto mais informação colocar na app, e permissões der de ligação às suas redes sociais, melhor resultado vai obter, mas sabe também que vai ficar mais exposto.

A aplicação tem ainda funcionalidades de chat que permitem iniciar conversas com outros participantes e que podem ser interessantes para quem procura investidores. Normalmente há mais disponibilidade de "conversa" nestas ferramentas do que através dos canais normais, o que pode ser uma grande vantagem. 

Com uma agenda ainda em "afinamento", a app também é útil para manter o calendário em dia, e para receber notificações sempre que um evento com interesse está prestes a começar. E em breve será também disponibilizado o "mapa" do espaço na Fil e no Meo Arena. 

 

 

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Storyo: a app de "sangue lusitano" que foi à Califórnia apoiar a fotografia mobile

Este é uma app de ADN puramente português que vai figurar entre os patrocinadores do Mobile Photo Connect, que se realiza durante o dia de hoje em São Francisco na Califórnia. A aplicação permite criar histórias através de imagens.

A Storyo, concebida pela empresa portuguesa como o mesmo nome, é uma app gratuita que permite criar, de forma automática, histórias com fotografias, a partir dos metadados dos ficheiros.

Por exemplo, imagens com a mesma localização ou com o mesmo código temporal vão fazer parte da mesma história.

Com uma base de utilizadores que se estende por mais de 170 países, de acordo com informações oficiais, a Storyo marca hoje presença em São Francisco, na Califórnia, como um dos cinco patrocinadores “Gold” do evento Mobile Photo Connect, juntamente com a HP, a Fujifilm, a Walgreens e a Di Support. Este evento dedica-se à fotografia através de dispositivos móveis.

Em comunicado, Filipe Vasconcellos, CEO da Storyo, avança que durante este evento será demonstrada a versão 2.0 da app, cujo programa de Beta testers arranca no início de novembro.

A Storyo está disponível para Android, iOS e Fire OS.

 

 

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O Smash Time é português e está nomeado para Jogo do Ano

Provavelmente já conhece o título mobile da Bica Studios em que palavra de ordem é esmagar. Saiba agora que a app está a votos para o principal galardão atribuído pela TIGA.

 

O Smash Time coloca aos jogadores a missão de esmagar um grupo de Gosmas vorazes através dos seus dispositivos móveis para salvarem o mundo e, simultaneamente, competirem pela melhor pontuação em eventos diários. 

Cabe agora aos jogadores votarem até dia 31 de outubro, através deste link, e decidirem se o título da Bica Studios, que concorre ao lado de outros tão distintos como Angry Birds a Uncharted 4, leva ou não o grande prémio da TIGA, uma associação que representa a indústria dos videojogos no Reino Unido, para casa.

Neste momento o sentimento entre a equipa portuguesa face à nomeação é de “enorme reconhecimento” e prova que a ambição de ser “um líder de mercado” está a dar resultados. "Esta nomeação reafirma a Bica Studios como um estúdio de elevado potencial a nível internacional e dá destaque ao enorme talento nacional que se tem vindo a desenvolver nos últimos anos como podemos ver em jogos portugueses como o Quest of Dungeons, Wings.io ou Strikers Edge", refere Nuno Folhadela, CEO da Bica Studios, numa nota enviada às redações.

O Smash Time está disponível para download a partir da App StoreGoogle Play e Windows Store, mas também da Aptoide, a loja de aplicações da startup portuguesa com o mesmo nome. 

 

 

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Deixe que a Google escolha o fundo do seu smartphone

A tecnológica de Mountain View lançou mais uma app e desta vez o foco é o fundo do seu telemóvel. Fique a conhecer a galeria de sugestões que a Google preparou para si.

As lojas de aplicações estão recheadas de apps que se propõem renovar o aspeto do seu smartphone.

No que toca aos wallpapers, por exemplo, as galerias multiplicam-se por secções e resoluções para agradar a gregos e troianos. A Google não achou suficiente.

Este mês, com o lançamento do Pixel e do Pixel XL, lançou uma aplicação para complementar todo o design dos seus novos equipamentos que, pela primeira vez, são integralmente desenhados pela marca. Na app, a que muito criativamente chamou Imagens de Fundo, é possível ter acesso a um vasto leque de wallpapers selecionados com a curadoria da tecnológica de Mountain View.

Das paisagens aéreas pré-definidas, que durante várias gerações decoraram os Nexus, a fotografias internacionalmente reconhecidas, a nova app da Google oferece um bocadinho de tudo com o extra de lhe permitir definir uma imagem para cada dia da semana.

A aplicação é gratuita e está disponível exclusivamente para Android.

 

 

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Os catálogos de brinquedos também já têm uma app

Chama-se ToyToy e funciona com uma lógica semelhante à do Tinder. Passe para a direita se estiver interessado no brinquedo, passe para a esquerda se não lhe encher as medidas.

O Build Up Labs, estúdio de startups do grupo comOn, lançou uma nova aplicação que moderniza os velhinhos catálogos de brinquedos que invadem as caixas de correio de todo o país durante o Natal.

A ToyToy permite não só ver e escolher, como comprar brinquedos através de uma lógica muito semelhante à do Tinder: swipe right se o brinquedo lhe agradar, swipe left se não lhe encher as medidas. Pode ainda partilhar as suas opções nas redes sociais ou com outros contactos para determinar, efetivamente, se está a fazer a escolha certa.

Em comunicado, a empresa diz ainda que o número de pais a comprar online tem vindo a aumentar, sobretudo porque a tecnologia lhes dá a possibilidade de escolher o presente "sem a interferência de pedidos mais insistentes". "Com a nossa app, o processo de compra será otimizado através de um algoritmo que recomenda brinquedos com base nas preferências do utilizador. A app vai aprender com cada 'swipe' e, assim, afinar as recomendações".

Para além de Portugal, a app portuguesa também já está disponível nos Estados Unidos onde o mercado dos brinquedos gerou mais de 25 mil milhões de dólares em 2015. "As compras através de dispositivos móveis aumentaram 47% nos últimos três anos e espera-se que, em 2017, representem 25% do comércio digital nos Estados Unidos. Estamos a aproveitar o facto de a maioria das marcas de brinquedos ainda não ter entrado neste setor", explica Rui Gouveia.

Em desenvolvimento está ainda uma funcionalidade de notificações para quando os brinquedos selecionados entrarem em saldos. Até à data, o catálogo conta com 5 mil brinquedos.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS.

 

 

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CityGuru é a app que quer dar a conhecer a "alma lisboeta"

Esta app “nascida e criada” em Portugal quer ajudar os visitantes a orientar-se na cidade de Lisboa, através de guias turísticos locais registados e de roteiros temáticos.


A CityGuru, um dos projetos que vai representar Portugal no Web Summit, quer mostrar aos turistas a verdadeira “alma lisboeta” e desvendar todos os mistérios que a envolvem.

Através de guias turísticos “alfacinhas”, nas palavras da empresa, os visitantes podem ver Lisboa pelos olhos de quem conhece e experienciar a cidade em primeira mão.

A app é gratuita e permite organizar excursões em grupo ou individuais, com os horários e datas que o utilizador escolher.

A CityGuru está disponível para Android, iOS e Windows Phone e promete “experiências exclusivas” e mostrar o lado genuíno de Lisboa.

E agora é só decidir qual a aplicação, ou quais as aplicações, que vai instalar.