A equipa do TeK dedica todas as semanas uma parte significativa do seu tempo a descobrir e testar novas aplicações, tudo para o ajudar a identificar as melhores apps para instalar no seu smartphone ou tablet, e garantir mais eficiência em tarefas rotineiras ou aumentar o tempo de diversão. 

Esta semana trazemos dois jogos: o Color Switch em versão Web, quase tão viciante como a versão para smartphones, e uma adaptação em puzzle do Uncharted para telemóvel. Mas há também uma app que promete ajudá-lo a encontrar pessoas interessantes no seu caminho, e uma aplicação que alia os alertas meteorológicos com as sugestões de atividades de lazer na cidade de Lisboa, tudo tirando partido dos estendais. Não acredita? É só passar pelas próximas páginas e descobrir as propostas. 

 

 

Se há roupa nos estendais, então quer dizer que está sol

  A lógica pode ser contestada, mas a agência de publicidade Leo Burnett Lisboa aposta da capacidade das donas de casa lisboetas para preverem o tempo, e suporta a sua aplicação de meteorologia na ideia.

A app LX Celsius faz a previsão do tempo na cidade de Lisboa usando os estendais, um dos ícones da cidade, mas leva a ideia mais longe e parte daí para sugerir atividades a realizar na Capital, de acordo com as condições climatéricas.

Há notificações e formas de partilhar a informação, como em qualquer app que se preze. 

A app foi anunciada há poucas semanas e está apenas disponível para iOS, mas deverá chegar em breve ao Android. 

E mesmo que não acredite na capacidade preditiva dos estendais, pode espreitar o design e a mistura alegre de cores e formas penduradas às janelas da cidade.

 

Veja a próxima aplicação

 

Synergyse é uma ferramenta que ensina a usar apps enquanto as experimenta

As empresas são o principal destinatário desta ferramenta, que nasceu das mãos de funcionários da Google e acabou por ser comprada pela empresa.

A Synergyse funciona como uma extensão do Chrome, que dá indicações passo a passo sobre a forma de utilizar as aplicações do Google, desde o calendário ao email, passando pelo Docs.

A ferramenta foi criada por um grupo de antigos colaboradores da Google e a sua utilização no pacote de ferramentas de produtividade da gigante de Internet tem-se refletido num crescimento de 35% na sua utilização, números que terão contribuído para a decisão de compra da Google.

A Synergyse já terá sido usada por mais de 4 milhões de pessoas em 3 mil organizações, de acordo com dados fornecidos pela empresa canadiana. A tecnologia pode ser testada de forma gratuita e as suas características estão explicadas neste vídeo.  

 

Veja a próxima aplicação

 

Google Keyboard ganha modo de escrita a uma mão

A mais recente versão do Google Keyboard para Android traz várias novidades, com destaque para o modo otimizado de escrita só com uma mão.

Com certeza muito bem recebido por quem tenha smartphones com ecrãs maiores, o novo modo de escrita permite optar pela adaptação à mão direita ou à mão esquerda – e também pela desativação.

Outra funcionalidade de destaque da recém-chegada versão 5.0 é a possibilidade de regular a “altura” do teclado. Mais precisamente são cinco os níveis de altura: Short, Mid-Short, Normal, Mid-Tall, e Tall.

Entre as novidades, está também a adição de shortcuts, no teclado propriamente dito, para acesso facilitado a versão numérica e para os emojis - um do lado direito e outro do lado esquerdo da barra de espaços -, além de novos temas.

A versão 5.0 do Google Keyboard começou a chegar aos utilizadores esta terça-feira, seguindo a disponibilização faseada que costuma ser habitual neste tipo de lançamento. Para ir espreitando a partir da Google Play.

 

Veja a próxima aplicação

 

Color Switch: Depois de "desesperar" utilizadores de Android e iOS agora tem versão web

O jogo que tem conquistado utilizadores nas duas plataformas móveis chega agora em versão browser para colorir os sonhos dos fãs. Ou os pesadelos.

A nova aplicação resulta de uma parceria entre a criadora do jogo, a Fortafy Games, e a editora holandesa Poki, e funciona nos vários navegadores web, mas prepare-se para tocar com insistência no trackpad se quer ser bem sucedido.

A mesma simplicidade que já fez sucesso nos ecrãs de telemóveis está presente na versão web, para desktops, e o mesmo nível de desafio, quiça aguçado quando falta um ecrã sensivel ao toque.

O jogo original já conta com mais de 75 milhões de utilizadores e com a abertura ao desktop o objetivo é chegar aos 100 milhões. Será que consegue?

Para jogar basta usar este link do Poki.

 

Veja a próxima aplicação

 

Uncharted salta da PS4 para o telemóvel, em versão puzzle

Com mais um capítulo de Uncharted quase a chegar à PlayStation 4, os fãs da saga podem ir matando saudades de Nathan Drake graças a um novo jogo para dispositivos móveis.

Uncharted: Fortune Hunter é um puzzle e pode ser jogado em equipamentos com Android ou iOS. O download é gratuito, embora vá encontrar algumas “oportunidades” para gastar dinheiro enquanto joga nos cerca de 200 níveis disponíveis.

Nesta aventura para mobile, ao jogador cabe guiar Nathan Drake, protagonista do jogo exclusivo para PlayStation 4, por um conjunto de labirintos, à medida que vai ganhando acesso a recompensas e bónus.

Durante a aventura também vai ser possível desbloquear uma chave, que dá acesso a um conjunto de recompensas que vão fazer falta a quem pretende experimentar Uncharted 4: O Fim de um Ladrão na PlayStation 4.

O último capítulo do jogo chega à plataforma de videojogos da Sony no início da próxima semana. Entretanto já pode jogar nesta aventura em modo puzzle num smartphone Android ou iOS

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Happn quer voltar a pôr pessoas “interessantes” no seu caminho

Pertence ao grupo das apps facilitadoras da forma como as pessoas se conhecem e marcam encontros. Neste caso a “especialidade” é encontrar quem passa por nós… e nos pode interessar.

Existem as esplanadas, os bares, as discotecas ou até o ginásio e além destes e de outros espaços físicos que nos permitem socializar e conhecer novas pessoas, agora também existem apps que oferecem a mesma possibilidade. A Happn faz parte deste conjunto.

Tem um funcionamento muito idêntico ao popular serviço (neste campo) Tinder, mas aqui os Superlike chamam-se “Charm” – e custam créditos – e fazer Match chama-se “Crush”.

De resto, só se pode trocar mensagens quando há Crush, ou seja, quando a pessoa a quem fez Like, também fez Like ao seu perfil.

Tal como acontece no Tinder, a Happn liga ao perfil do Facebook, para fazer log in e para ir buscar fotos e informação – algo que pode sempre controlar nas definições da app.

Também vai precisar da localização geográfica ativa, mas aqui a particularidade é indicar quem está a cruzar-se consigo em determinado momento, em vez de balizar a pesquisa a uma certa distância.

Os perfis das pessoas que passam por si vão sendo mostrados, com a possibilidade de ver a informação e fotos associadas e, claro, fazer Like ou Charm – ou não fazer nada.

 

 

Por hoje terminam as propostas de aplicações para renovar o seu smartphone ou tablet. Amanhã a equipa do TeK volta a ter propostas fresquinhas.