O Snapchat vai democratizar a criação dos chamados "geofiltros".

Com a abertura de um novo website, onde vai disponibilizar um conjunto de ferramentas de edição, os utilizadores vão poder criar as suas próprias versões dos elementos gráficos personalizados que há muito se estrearam na aplicação de Evan Spiegel.

Snapchat agora tem ferramenta web para criação de filtros personalizados
Snapchat agora tem ferramenta web para criação de filtros personalizados
Ver artigo

Desde o ano passado que já era possível criar versões personalizadas destes filtros, mas os utilizadores teriam de estar familiarizados com programas como o Photoshop ou o Illustrator para conseguirem desenvolver as suas propostas. O novo website simplifica o processo, fornecendo uma interface limpa, simples e composta apenas pelos instrumentos necessários para o desenho de um geofiltro.

Antes de começar a composição pode selecionar uma das categorias apresentadas, como aniversários, casamentos, negócios ou restaurantes. Cada uma destas apresenta depois um conjunto de templates editáveis com texto, cores e outros elementos. A publicação do filtro no Snapchat tem, no entanto, um preço que varia de acordo com a área de cobertura e o tempo de disponibilização. O valor mínimo pedido são 9 dólares e chega para cobrir uma área de 1.858 metros quadrados durante um período de 24 horas.

tek snapchat

O serviço ainda não está disponível em Portugal, mas o Snapchat deverá expandi-lo a vários países durante os próximos meses.