Zombies estão na moda e não apenas nos filmes e séries de TV, como ilustram as largas dezenas de jogos para smartphones Android e iOS protagonizadas por estas personagens.

Desde o filme "A Noite dos Mortos-Vivos" de George A. Romero que estas criaturas têm vindo a crescer em popularidade, com o lançamento de inúmeros conteúdos de entretenimento, e alguns deles a atingirem grande sucesso, como a mais recente série de TV "The Walking Dead".

Os jogos não fogem à regra, daí as centenas de títulos existentes sobre esta temática que colocam o jogador a fugir ou a exterminar esta praga de forma a garantir a sua sobrevivência. Os cinco jogos sugeridos fomentam esta premissa através dos seus variados géneros, como ação, corrida infinita e estratégia.

A lista inclui jogos de grande sucesso, como Plants vs Zombies e um dos muitos existentes baseados na série de TV The Walking Dead. Neles, o jogador terá de correr para evitar ser apanhado pelas famintas criaturas, reconstruir uma cidade após o apocalipse zombie e garantir a sobrevivência dos humanos que conseguiram escapar, exterminar os mortos-vivos usando todo e qualquer tipo de arma e proteger uma casa ou acampamento de hordas de zombies.

Os cinco jogos sugeridos são todos excelentes e com uma jogabilidade divertida e desafiante, que irá agarrá-lo ao ecrã por muito tempo.

 

Plants vs Zombies 2

Usar plantas para impedir a invasão dos mortos-vivos

É de certeza o título com zombies mais conhecido de todos. Lançado em 2009 para equipamentos móveis, tendo depois chegado às consolas e PC, é um dos mais bem-sucedidos jogos móveis de sempre. Plants vs Zombies 2 mantém a mecânica do original, mas apresenta diversas melhorias que garantem muitas horas de diversão.

Da mesma forma que no primeiro jogo da série, Crazy Dave causa o caos ao criar uma máquina do tempo, levando o jogador a completar diversos níveis em diferentes épocas como o antigo Egito ou o Velho Oeste. Esta sequela continua a ser um jogo de puro estilo tower defense onde o jogador precisa cultivar diferentes tipos de plantas com o objectivo de impedir as ondas de zombies que tentam invadir a casa. O cenário está dividido em quadrados nos quais o jogador deve cultivar plantas para atacar, defender ou recolher sol.

Como novidades, foram adicionados novos tipos de plantas e também novos zombies que mudam de acordo com a área em que se joga. Adicionalmente, foi ainda acrescentado como novo recurso a possibilidade de adubar as plantas já cultivadas. É possível guardar até três destes adubos que utilizados permitirão às plantas executarem um ataque especial, que varia consoante o tipo de planta.

Existe ainda a possibilidade de utilizar power-ups, que podem ser comprados com o dinheiro ganho, e que permitem ao jogador realizar algumas ações, como cortar cabeças ou atirar raios contra os zombies, que terão um efeito devastador, sendo especialmente importantes quando surgem grandes quantidades de zombies, especialmente nos níveis mais avançados.

Como no primeiro jogo, para além dos níveis típicos, existem ainda diversos minijogos que dão um toque refrescante à jogabilidade tradicional.

 

Embora seja um jogo difícil de utilizar sem gastar dinheiro real, especialmente nas fases  mais avançadas, e que por vezes se possa tornar algo monótono, devido à repetição e complexidade de alguns níveis, Plants vs Zombies 2 não deixa de ser um jogo divertido e que garante horas de pura diversão e humor.

O jogo está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Links para as versões: Android|iOS

 

Veja o próximo jogo

 

Corridor Z

Correr sem parar e evitar ser apanhado por um faminto zombie

A principal premissa dos jogos de corrida infinita é fugir de algo, e Corridor Z não foge à regra colocando o jogador a correr para não ser apanhado por zombies.

O jogo começa com uma introdução que explica brevemente como zombies tomaram conta da uma escola secundária. Existem três personagens para escolher, Logan, Megan e o sargento Williams, com cada um deles a ter de cumprir um determinado objetivo, como disparar 10 vezes, correr mais de 500 metros ou usar objetos diferentes ao longo da corrida. Eles terão que correr ao longo dos corredores da escola, indo de sala em sala, fugindo dos famintos zombies que os perseguem.

Mas Corridor Z é um jogo de corridas diferente. A primeira novidade é a sua visualização. Ao contrário dos demais títulos do mesmo género, o jogador vê os personagens de frente, a correrem na sua direção, mostrando desta forma os seus perseguidores vindo no seu alcance, aumentando a tenção ao dar uma melhor ideia do quão perto eles estão. A outra novidade é que em vez de saltar obstáculos, o personagem terá que estar atento a tudo ao seu redor, desde caixas, estante e muitos outros objetos, de forma a utilizá-los contra os zombies e assim ganhar alguns segundos para conseguir chegar ao fim do corredor com vida.

Adicionalmente existem ainda armas, como pistolas, metralhadoras e espingardas, que podem ser utilizadas para permitir afastar os perseguidores e conseguir ganhar alguma vantagem na asfixiante perseguição. No entanto, essas armas apenas serão desbloqueadas conforme forem sendo cumpridos os diferentes objetivos de cada nível.

Cada um dos personagens tem missões distintas que somente depois de concluídas permite avançar para o nível seguinte.

Corridor Z está disponível gratuitamente para equipamentos Android e iOS.

Links para as versões: Android|iOS


Veja o próximo jogo

 

Rebuild 3: Gangs of Deadsville

Reconstruir uma cidade devastada pelo apocalipse zombie

Anos depois do apocalipse zombie, que transformou cidades inteiras em autênticos cemitérios e que obrigou os poucos sobreviventes a esconderem-se, Rebuild 3 dá ao jogador a missão de restaurar a civilização numa cidade em ruínas, um edifício de cada vez.

Rebuild 3 é um jogo de simulação e estratégia com uma boa dose de humor negro, que obriga o jogador a tomar difíceis decisões de forma a manter os sobreviventes a salvo, como expandir para edifícios novos, cultivar ou fortificar e um enorme role de situações de modo a afastar ataques, doenças, fome e loucura. Sem esquecer que os zombies ainda vagueiam pelas ruas, mais famintos do que nunca.

Trata-se de um jogo semelhante ao clássico Sim City, mas com mortos-vivos para dificultar. O jogo desenrola-se numa cidade aleatória onde decorrem diversos eventos. Cada sobrevivente tem as suas próprias habilidades, níveis de relacionamento e histórias independentes. A missão é protege-los a todo o custo, mesmo nas situações mais difíceis.

Como seria de esperar, é preciso combater os inúmeros zombies, mas não só, pois existem outras fações de humanos que também têm os seus próprios planos e necessidades. Mas o principal é saber administrar os poucos recursos existentes numa cidade devastada pelo apocalipse. Por isso, é preciso procurar recursos, construir novas estruturas e saber colocar os sobreviventes com desempenhar os papéis adequados às suas características, para assim tirar o melhor proveito do seu trabalho e conhecimentos.

Existem mais de 30 missões num mundo aberto que é gerado aleatoriamente, muito conteúdo para agarrar o jogador por muito tempo. Os eventos podem decorrer em tempo real ou por turnos, dependendo da escolha do jogador.

Rebuild 3: Gangs of Deadsville está disponível para Android e iOS por cerca de €5.

Links para as versões: Android|iOS

 

Veja o próximo jogo

 


Dead Trigger 2

Exterminar mortos-vivos com todo o tipo de armamento ao dispor

Dead Trigger 2 convida o jogador a sobreviver a um apocalipse zombie juntando-se à Resistência, um grupo de humanos que se uniu com a missão de aniquilar a ameaça dos mortos-vivos. Para o efeito, terá que explorar os cenários em busca de novas e mais potentes armas, tendo ao seu dispor ajudantes, como uma médica, que o irão auxiliar ao longo da sua cruzada.

Um dos elementos mais apelativos é que é fácil de jogar, com controlos fáceis e intuitivos, com diversas ações automáticas, como por exemplo o disparar. Desta forma, para lutar contra os mortos-vivos é apenas necessário apontar a arma na sua direção e esta começa logo a disparar.

O jogo desenrola-se em tempo real e requer uma ligação à internet. O vírus começa nos EUA e propaga-se para outros continentes, levando o jogador a percorrer o mundo para exterminar a praga zombie.

Surgirão missões com determinados objetivos, embora sempre com a mesmas finalidade, eliminar mortos-vivos, que vão desde explorar uma determinada zona para encontrar objetos para defender uma posição ou um sobrevivente, outras onde se assume o papel de um franco-atirador e ainda uma de pura sobrevivência. Ao longo dos diversos níveis surgirão novos tipos de zombies, cada qual com diferentes atributos.

Dead Trigger 2 é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Links para as versões: Android|iOS 

 

Veja o próximo jogo

 

The Walking Dead No Man's Land

Gerir recursos de um acampamento de forma a garantir a sobrevivência de todos

Em The Walking Dead No Man's Land o jogador tem como missão criar o melhor abrigo possível, lutar pela sobrevivência e conseguir exterminar os mortos-vivos de uma vez por todas

De início, e guiados pelo famoso personagem da série, Daryl Dixon, é preciso realizar um pequeno tutorial que mostra o básico de como gerir o acampamento e progredir através das várias missões do modo campanha, resgatando e recrutando novos sobreviventes que irão ajudar a ter um grupo mais completo, variado e equilibrado, tendo, assim, mais opções para obter recursos e manter a base segura dos zombies.

 

Depois de eliminar os primeiros zombies, Daryl Dixon irá acompanhar o jogador até ao acampamento que será o refúgio durante todo a ação, no qual é preciso construir e melhorar edifícios que ajudarão a treinar sobreviventes, a gerir os recursos e fazer objetos que serão necessários para a realização das várias missões.

Ao aceitar as missões indicadas por Daryl, é preciso formar uma equipa com três dos sobreviventes que será encarregue de as realizar. Ao completar uma missão com sucesso, serão obtidos baús que contêm pontos para melhorar os personagens, mantimentos e outros itens.

De missão em missão é necessário expandir a base, melhorando as instalações de treino dos sobreviventes de forma a torná-los mais fortes e assim derrotar os zombies mais facilmente em combates por turnos que decorrem em diferentes cenários inspirados na série de TV.

The Walking Dead No Man's Land é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Links para as versões: Android|iOS 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.