O universo das aplicações móveis ainda não é infinito como aquele onde flutuam os astronautas, no entanto, para lá caminha. Todas as semanas são milhares de novas propostas que chegam à App Store e à Play Store e o TeK tem todo o prazer em mostrar-lhe as novidades mais recentes e as reformulações que se fizeram aos conteúdos já existentes. Por isso, como as tradições são para cumprir, cá ficam mais seis sugestões de apps para o divertir, ocupar, mostrar o que nunca viu ou exibir o que já conhece numa perspetiva diferente.

Aceite a ajuda do Netflix para medir a velocidade da internet no seu smartphone ou tablet

Chama-se Fast.com, foi lançada há poucos dias e pretende ser uma forma “simples, rápida, e livre de anúncios”. A funcionalidade já estava disponível em site, mas chegou agora em formato de app para dispositivos móveis.

A Netflix lançou uma aplicação que permite medir a velocidade da internet nos dispositivos móveis. Embora este tipo de funcionalidades não seja novidade para ninguém, a empresa diz que esta se distingue das outras por não apresentar publicidade.

A análise é feita através de "uma série de transferências a partir dos servidores da Netflix", o que permite à app calcular a velocidade da internet com base na velocidade de download.

A ferramenta já foi lançada em maio em formato site, e chegou agora aos dispositivos móveis como app. A Netflix diz que a Fast.com não é uma ferramenta de diagnóstico nem de análise orientada para engenheiros de rede, como justificação para a simplicidade e escassa informação fornecida pela app.

À semelhança do que acontece na versão para computador, a app apresenta um link para o site Speedtest.net, que a Netflix fornece para que o utilizador possa comparar a fiabilidade dos resultados obtidos.

O Fast.com é compatível com telemóveis, computadores portáteis e smart TVs e está disponível para Android e para iOS.

Veja a próxima app

Duo: Como se o Facetime da Apple tivesse chegado ao Android da Google

Seis anos depois de a Apple ter apresentado o Facetime, a Google disponibilizou esta terça-feira a sua versão de uma app de videochamadas. Chama-se Duo, foi dada a conhecer em maio e, de acordo com a empresa, fornece mais qualidade de chamada do que as concorrentes.

Três meses depois de apresentar a Duo, a sua nova aplicação de videochamadas, a tecnológica de Mountain View iniciou esta terça-feira o lançamento da app.

A Google Duo foi revelada no passado mês de maio, durante a última edição da I/O, a par de uma nova aplicação de messaging, a Allo, que também deverá estar prestes a chegar à Play Store.

Com esta nova app os utilizadores de Android passam a ter um serviço semelhante ao Facetime que a Apple disponibiliza nos seus gadgets desde 2010.

Por enquanto, a Duo serve exclusivamente para realizar videochamadas entre dois dispositivos, sejam eles Android ou iOS, e uma das funcionalidades mais inovadoras é a Knock Knock, uma opção que o deixará ter acesso ao vídeo do seu contacto mesmo antes de atender a chamada.

Durante a apresentação da app, a empresa realçou ainda a qualidade do vídeo transmitido que se adapta automaticamente à resolução do dispositivo e à velocidade da ligação da internet sem perder a sincronização entre som e imagem. A tecnológica norte-americana assegura ainda que as chamadas feitas na app serão integralmente encriptadas.

Neste segmento, a Duo vai enfrentar concorrência apertada dado que já existem várias outras soluções capazes de oferecer o mesmo tipo de serviço como o Skype, o Viber e o WhatsApp que deverá juntar-se a este rol de aplicações muito em breve.

A aplicação já pode ser descarregada em alguns países mas, à hora do fecho deste artigo, o Duo ainda não se encontrava disponível em Portugal.

A app é gratuita e vai chegar a Portugal para Android e iOS.

Veja a próxima app

 

Instagram vai dar (ainda) mais destaque aos vídeos com novo canal

É mais uma novidade diretamente do “reino” do Instagram: a rede social das imagens por excelência vai ter uma nova secção dedicada ao vídeo.

Leva o nome de Live Events e vai ser um “canal” apresentado a partir da Pesquisa do Instagram, como já existe a sugestão “Vídeos que talvez gostes”. O novo canal, por sua vez, vai destacar vídeos de concertos, desporto e outros eventos.

A secção vai poder ser personalizada, de modo a que sejam apresentados os vídeos dos artistas e equipas preferidas de cada utilizador.

O novo canal do Instagram começou esta quarta-feira a ser disponibilizado nos Estados Unidos e deverá ficar acessível noutros países nas próximas semanas.

 

Veja a próxima app

Flytube: a app que (quase) o deixa ouvir música do YouTube em background

Ainda não é possível ouvir música no YouTube com o telefone bloqueado (pelo menos de forma gratuita) mas esta app já o deixa reproduzir vídeos enquanto navega pelo seu smartphone.

Uma das maiores limitações na aplicação móvel do YouTube é a impossibilidade de a colocarmos a funcionar em segundo plano. Para os que usam a plataforma enquanto canal de reprodução de música, a funcionalidade viria a calhar para a utilização da app em background tal como é possível com o Spotify e outras aplicações nativas de reprodução de música.

O Flytube não é uma alternativa perfeita a esse handicap, mas é a possível.

Com esta app, o utilizador não fica restrito à interface clássica do YouTube durante a reprodução de vídeos. Com o Flytube pode divagar e reduzir a janela do YouTube exclusivamente ao tamanho do reprodutor que consequentemente adopta o formato de uma janela pop-up e lhe dá o espaço suficiente em ecrã para desempenhar outras tarefas em paralelo.

Se estiver disposto a pagar 1,19€ a app dá-lhe ainda o acesso a uma funcionalidade de redimensão do player.

No entanto, enquanto alternativa possível, e correspondendo ao regulamento que orienta a utilização da API do YouTube, a app deixa de funcionar quando o telefone é bloqueado.

A app é gratuita e está disponível para Android.

 

Veja a próxima app

Jogo português Smash Time quer apurar o “rei das esmagadelas”

A Bica Studios continua a promover o seu jogo mobile desta vez através de uma parceria com um prémio final a preceito e com direito a descontos.

O torneio é organizado em conjunto com a Phone House e decorre a partir do dia 22 de agosto até 18 de setembro, dentro e fora das lojas.

Os jogadores habilitam-se a ganhar um smartphone como prémio final. Além disso, todos os participantes terão acesso a um desconto de 10% em vários artigos nas lojas Phone House.

O Smash Time foi o primeiro jogo da Bica Studios depois da startup ter recebido investimento da Portugal Ventures e está já disponível para as principais plataformas móveis.

Do género “smasher”, o modus operandis não envolve grande conhecimento: é esmagar tudo os maus da fita, de nome Blarghinis, que surgem no ecrã do seu smartphone ou tablet. Mas não faltam heróis para ajudar a completar o jogo, e surgem em vários formatos: a Agnes, uma destemida bruxa que procura o seu gatinho, a Zoe que é uma sedutora e o Haka, um caçador pré-histórico, entre outros.

Quem quiser participar na ação agora lançada terá de descarregar o Smash Time, ligar-se online e aceder ao torneio exclusivo Phone House dentro do jogo. A partir desse momento, o utilizador vai ter que mostrar as suas habilidades a esmagar as Gosmas invasoras e obter a melhor pontuação até às 23h59m do dia 18 de setembro.

O participante que ficar em primeiro lugar passa a ser o grande vencedor e leva para casa um smartphone de última geração oferecido pela Phone House.

No decorrer da campanha quem tiver o Smash Time instalado pode ainda ter direito a 10% de desconto nas lojas Phone House num conjunto selecionado de telemóveis.

Desde o seu lançamento, em junho e 2015, o Smash Time já somou mais de 250 mil downloads, a partir da App Store, Google Play e Windows Store, mas também da Aptoide, a loja de aplicações da startup portuguesa com o mesmo nome.

Veja a próxima app

 

App portuguesa mostra-lhe a cidade com a ajuda dos "locais"

O Verão vai a meio mas ainda há tempo para viajar e explorar. A  Zarco leva-o a descobrir as ruas portuguesas, pela mão de quem conhece.

A aplicação funciona como uma espécie de “Uber turístico”. Isto porque permite que os utilizadores possam escolher um guia local – previamente registado na aplicação – para lhes mostrar a cidade e os seus pontos mais icónicos.

Além disso, é possível escolher o tema do percurso, nomeadamente entre um roteiro histórico pela cidade ou a visita dos edifícios mais marcantes. O utilizador pode ainda escolher o ponto de partida e a duração do percurso.

A app mostra um mapa da cidade e assinala e apresenta fotografias dos pontos que o visitante não pode perder, consoante o tema que tenha escolhido.

Como o TeK noticiou no início deste mês, a Zarco esteve entre as oito aplicações de berço lusitano que foram nomeadas para o World Summit Award Mobile 2016, uma iniciativa bianual promovida pela Organização das Nações Unidas cujo objetivo é apresentar as 40 mais inovadoras apps móveis de todo o mundo. Os resultados deste concurso serão anunciados no final do ano.

A Zarco é gratuita e está disponível para Android e iOS.