No fim de uma semana dedicada ao Web Summit não faltam sugestões úteis para dar mais energia e inteligência a smartphones e tablets, mas também formas de combater o stress e as horríveis enxaquecas.

Passe pela lista abaixo e veja as sugestões da equipa do SAPO TEK para instalar este fim de semana.

Quem tem o melhor sorriso? Esta app distribui elogios entre amigos

Chama-se tbh e é uma aplicação que apresenta elogios pré definidos para classificar os amigos. E a sua popularidade até chamou à atenção do Facebook.
Em vez de comentários maliciosos e desagradáveis que muitas vezes surgem entre colegas nas redes sociais, a tbh está focada nos aspectos positivos e por isso já terá conseguido mais de 5 milhões de downloads e o envio de mais de mil milhões de mensagens desde agosto, quando foi lançada.

Popular entre adolescentes, a aplicação está disponível para todos, funcionando como um questionário pré-definido e apresentando quatro contactos a quem atribuir o elogio. À questão "Quem me faz rir mais?" o utilizador pode responder selecionando um dos contactos (que tem de ser utilizador da app) mas a resposta é anónima e só o visado pode revelá-la. A aplicação funcionam também como um ranking e cada elogio recebido vai permitir colecionar pontos.

A app atraiu a atenção do Facebook que a comprou em outubro, embora não tenha ainda revelado os seus planos para integrar ou não a tbh na sua linha de aplicações e serviços.

A tbh só tem versão para iOS mas está prometida uma app para Android "em breve. Por enquanto a app não está disponível na App Store portuguesa, só na norte americana.

Plataforma AccessNow marca a acessibilidade de qualquer lugar, a qualquer hora

Criada pela canadiana Maayan Ziv, a aplicação pretende ajudar a encontrar lugares acessíveis às pessoas com mobilidade condicionada. As condições dos locais são classificadas com pinos que vão desde o verde ao vermelho. Maayan Ziv nasceu com uma distrofia muscular que a colocou, desde pequena, numa cadeira de rodas, o que sempre limitou o seu acesso a muitos lugares públicos.

Tendo isso em mente, criou a plataforma AccessNow que, na forma de uma app e de um site, disponibiliza informação sobre a dificuldade de acesso de vários edifícios no mundo, através do contributo de uma comunidade de pessoas que entendem as necessidades de cidadãos com limitações motoras.

Qualquer um pode adicionar dados sobre um local no Access Now, que classifica com uma de quatro designações: acessível, parcialmente acessível, apenas acesso ao pátio ou não acessível, a que correspondem determinadas cores. Podem também ser adicionadas descrições do espaço.

De momento, a aplicação tem informação sobre 16.384 lugares, espalhados por 32 países e está disponível para Android e iOS.

Ver publicidade no telemóvel pode dar megabytes de internet grátis

Chama-se Free Net&More, foi apresentada no Web Summit e pretende transformar os ecrãs de bloqueio dos smartphones em autênticos spots publicitários. A Altice acaba de lançar uma aplicação para dispositivos móveis Android que pretende ser uma lufada de ar fresco na forma como se consome (e apresenta) publicidade.

Apenas disponível para clientes MEO e Moche, a app Free Net&More, quando instalada, apresenta publicidade no ecrã de bloqueio do smartphone. Em contrapartida, os utilizadores da app recebem gratuitamente 250MB de dados móveis de 30 em 30 dias. Por isso, talvez ver uns anúncios umas quantas vezes por dia não seja mau de todo.

A Altice acredita que, considerando que os utilizadores desbloqueiam o telemóvel, em média, 100 vezes por dia, é possível capitalizar sobre um potencial de visualização de 100 anúncios por cada utilizador.

A aplicação Free Net&More já está disponível para download gratuito para dispositivos Android.

Snapchat "renasce" em dezembro com novo design

A app vai estrear uma nova imagem já no próximo dia 4 de dezembro para tentar inverter os maus resultados dos últimos meses.
É evidente que o Snapchat está a perder a "corrida" contra o Instagram, mas também é igualmente verdade que a empresa não se vai dar por vencida tão facilmente. Depois de vários meses de maus resultados e novas funcionalidades, a aplicação de mensagens autodestrutíveis vai agora avançar com uma medida mais radical, apostando num design completamente novo que, segundo a própria, tornará o serviço "mais fácil de utilizar".

Snapchat "encalhada" com centenas de milhares de Spectacles por vender
Snapchat "encalhada" com centenas de milhares de Spectacles por vender
Ver artigo

De acordo com o Business Insider, a nova imagem da app vai estrear-se no próximo dia 4 de dezembro. Evan Spiegel, CEO da Snap Inc, revelou que esta remodelação vai dar maior foco aos programas originais do Snapchat e nas histórias da lista de contactos de cada utilizador.

A mesma publicação adianta mais alguns pormenores. Com a chegada deste novo design, as mensagens dos seus amigos deverão deixar de ser organizadas numa secção à parte das histórias que são partilhadas com todos. Em vez disso, é expectável que ambos os conteúdos sejam agrupados numa única página, que ficará à direita da câmara.

A zona esquerda, contudo, não será deixada em branco. Aí assentarão os programas do Snapchat, desenvolvidos por empresas parceiras, as histórias conjuntas de determinados eventos e os conteúdos partilhados por algumas celebridades. Tudo isto será suportado por um algoritmo responsável por filtrar vídeos de acordo com os seus gostos.

De salientar que estas informações foram obtidas de forma oficiosa, pelo que a data e os planos de organização deste novo design podem vir a ser diferentes do comunicado pelo portal norte-americano.

Enquanto não estreia o novo design, fique com a versão atual do Snapchat, disponível para Android e iOS.

App Migraine Buddy promete ajudar quem sofre de enxaquecas

A aplicação foi concebida por neurologistas e informáticos para ajudar a mitigar a doença crónica que afeta mais de mil milhões de pessoas e que faz dela a terceira maior doença mundial.

A Migraine Buddy funciona como um diário de enxaquecas que ajuda utilizadores a registarem e a identificarem os desencadeadores, os sintomas, a frequência e duração da enxaqueca, a intensidade e a localização da dor, para que consigam ajudar na resolução do problema.

Stress, mal estar cervical, falta de sono e desidratação são apontados pelo site da aplicação como as principais causas de enxaqueca, a qual pode incluir náuseas, dificuldades na visão periférica (denominadas enxaquecas com aura), intolerância ao barulho e à luz e fadiga, entre outros sintomas.

A app fornece relatórios resumidos de leitura fácil, para que os utilizadores tomem as medidas adequadas e inclui um diário inteligente destinado ao sono, permitindo aos utilizadores a consulta da correlação entre o seu sono e as suas enxaquecas, através de um gráfico recentemente introduzido.

Depois de descarregar a aplicação, o utilizador cria um perfil e, em caso de enxaqueca, regista as horas de início e fim, indicando também a intensidade da dor numa escala de 1 a 10, correspondendo o 1 a uma dor ligeira e o 10 a uma dor insuportável.

O doente deve indicar também a localização da dor, onde começou (através de um desenho interativo da cabeça), qual a medicação e métodos utilizados para aliviar a dor e, no final, qual deles ajudou na solução do episódio. À medida que as situações vão ocorrendo, é feito um relatório e balanço geral dos pontos-chave das enxaquecas.

A aplicação, que também funciona como rede social, está disponível para os doentes com sistemas iOS e Android.

Resolva aqueles momentos de ansiedade (ou raiva) pegando no smartphone

Na falta dos “bonecos” antistress propriamente ditos, e uma vez que o telefone normalmente está sempre à mão, esta app é capaz de dar um jeitaço para relaxar. 
O nome da aplicação diz logo tudo, sendo a ideia sempre engraçada: descontrair sempre que seja necessário em momentos de ansiedade . Também pode usá-la nas alturas em que o tédio aperte.

A Antistress tem várias propostas para relaxar, entre deslizar nenúfares , escutar o som de bambu ou clicar em interruptores, mas também pequenos jogos, como um puzzle ou o jogo do galo.

Esta aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS.