Este tem sido um ano de grandes mudanças no serviço de comunicações instantâneas, com a introdução de encriptação “end-to-end”, de funcionalidades nativas que permitem escrever e desenhar sobre fotografias e da possibilidade de utilizar o WhatsApp no computador.

A mais recente adição à aplicação é a funcionalidade de videochamada. Este aspecto aproxima-a muito daquilo que são as rivais, e até da sua congénere Messenger, também detida pelo Facebook.

Informações oficiais indicam que a versão atualizada do WhatsApp será disponibilizada ao longo dos próximos dias, para Android, iOS e Windows Phone.

Acreditava-se que o vídeo só chegaria ao WhatsApp em 2017, como o TeK já tinha noticiado. Mas parece que a empresa quis dar continuidade à torrente de mudanças que tem operado na aplicação, fazendo de 2016 um ano crucial para a app.

O serviço de messaging foi criado em 2009 e foi parar às mãos do Facebook em 2014, num negócio de 22 mil milhões de dólares. Fazendo as contas, o vídeo demorou sete anos a chegar à app. Pode questionar-se se ainda chegou a tempo de fazer alguma diferença.

De acordo com o The Verge, a nova ferramenta funciona de forma muito similar ao Messenger, ou seja, o utilizador vê a sua imagem em ecrã completo e a do seu interlocutor numa janela mais pequena.

Além disso, a videochamada pode ainda funcionar sobre uma janela de conversação, caso os utilizadores queiram trocar mensagens sem serem ouvidos.