O sucesso do WhatsApp é inegável. A aplicação de messaging, que foi adquirida pelo Facebook há cerca de dois anos, é uma das apps de maior crescimento no mercado e conta já com mais de mil milhões de utilizadores ativos mensalmente.

No entanto, mesmo com números bastante positivos, Jan Koum e Brian Acton não deixam de apostar na inovação da aplicação. Para os próximos meses, os fundadores estão a preparar uma série de atualizações que serão responsáveis por introduzir novas funcionalidades na app. E depois das chamadas de voz, que mais se poderia pedir se não chamadas de vídeo?

De acordo com o jornal espanhol El País, essa é uma das novidades planeadas para 2017, sendo que, a confirmar-se, ajudará o WhatsApp a consagrar-se enquanto verdadeira alternativa a serviços como o Skype, Hangouts e Facetime.

No entanto, esta não parece ser a única funcionalidade prestes a chegar à app. A publicação tecnológica Android Police escreve esta quinta-feira que "há duzias delas a estrear brevemente" como suporte para GIFs e a possibilidade de escrever anotações diretamente em imagens.

Mas para além daquilo que o futuro esconde há ainda novidades que podem ser experimentadas já hoje. Na última versão beta 2.16.230 do Whatsapp, é possível ter acesso a uma funcionalidade tão útil e tão simples como o envio de uma mesma mensagem a uma seleção múltipla de contactos em simultâneo. Outro dos pormenores que pode escapar ao olho mais desatento é a nova organização na página de conversas ativas onde, a partir de agora, os chats mais utilizados aparecerão destacados no topo.

A última grande atualização provou ter sido uma aposta certeira para a empresa. No passado mês de junho, as chamadas de voz alcançaram a marca dos 100 milhões de ligações feitas diariamente. A videoconferência, por sua vez, pode conquistar outro segmento do mercado. Articulada com a versão para desktop que o WhatsApp estreou este ano, o mundo empresarial pode acabar por preterir aplicações como o Skype em benefício da não nova mas, ainda assim, "hot thing".