Já são vários os estudos científicos que ligam o uso de smartphones na hora de ir dormir com a qualidade do sono, e não pela positiva. As crianças que usam telemóveis ou tablets antes de se deitarem têm o dobro da probabilidade de terem um sono conturbado, face àquelas que não utilizam estes aparelhos. Isto pode originar problemas de desenvolvimento físico e psicológico.

Mas, são também muitos os adultos que não resistem a dar uma última olhadela nas redes sociais antes de adormecer e, segundo um estudo da Deloitte, são cerca de 14% os norte-americanos que o fazem. À volta de 35%, pousam os smartphones cerca de cinco minutos antes de dormir.

tek gráfico

Nem mesmo a "luz azul" gerada pelos dispositivos eletrónicos ajuda. "A luz (ou a sua ausência) é o que nos deixa mais sincronizados com o nosso relógio biológico", explicou Charles Czeisler, professor da universidade de Harvard, acrescentando que as luzes provenientes de smartphones, tablets e computadores são "ideais para desregular o relógio biológico".

Verificar o seu telefone imediatamente depois de acordar também não é a melhor ideia. Em vez de acordar devagar e ordenar seus pensamentos para o dia seguinte, os smartphones desviam a atenção das pessoas do seus próprios pensamentos, confrontando-os com o mundo exterior imediatamente.

E, se em média, tocamos nos smartphones 2.617 vezes por dia, cerca de 62% dos norte-americanos começa a fazê-lo apenas 15 minutos após despertar. Ao fim de uma hora com os olhos abertos, o número fica perto dos 90%.

E você, quanto tempo demorou hoje a pegar no seu smartphone?

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.