O aumento da procura por smartphones topo de gama como o iPhone X ou o Galaxy Note 8 levou a que o preço médio dos telefones, em todo o mundo, subisse para os 328 dólares no final de 2017. Mas há cidadãos que pagam mais do que isso - e outros menos -, consoante a zona do globo onde vivam.

Dados recolhidos pela GFK em 75 países indicam que o preço médio de venda de um smartphone variou entre os 645 dólares da Ásia desenvolvida, onde se inclui a Austrália, Hong Kong, o Japão ou Taiwan, e os 183 dólares da Ásia emergente, com países como a India, Cambodja, Malásia e Tailândia.

No ranking daqueles que pagam mais por um smartphone está a Europa Ocidental, em segundo, com um preço médio de 446 dólares, e os Estados Unidos, em terceiro, com um valor médio de 417 dólares.

Sobre as vendas mundiais para o quarto trimestre de 2017, a GFK indica que foram comercializadas 397 milhões de unidades, valor que representa um crescimento de 1% face a período idêntico de 2016.

tek grafico gfk vendas smartphones

A procura foi impulsionada principalmente pelas compras na região do Médio Oriente e África, onde as vendas cresceram 8%, e na Europa Central e de Leste, que registou uma subida de 7%.