De acordo com um estudo da Google, que analisou o tempo de carregamento de anúncios de páginas principais em websites mobile de 17 países, o tempo médio na Europa é de cerca de 9,124 segundos. Em território nacional, as páginas demoram de 10,2s a carregar.

Em Portugal, os setores do entretenimento e media, classificados e o setor de bens de grande consumo são os que apresentam um melhor desempenho, com 7,5s, 8,8s e 9,4s, respetivamente. Seguem-se os setores de retalho e automóvel com 10,8s e 12s e, no fim da tabela, o Governo e a Educação.

Para Frederico Costa, Head of Agencies Google Portugal, tendo em conta “que quase uma em cada três compras online decorrem hoje no mobile, é fácil ver que existem imensos motivos para melhorar a velocidade do mobile e imensas oportunidades para aproveitar e capitalizar", ideia que já tinha defendido na Mobile Week, em declarações ao TEK.

Os sites de retalho apresentaram os piores desempenhos do estudo com 10,290s seguidos pelo sector automóvel com 10.259s, enquanto os de Classificados (8,148s), os de Finanças (8.227s) e os do Governo e Educação (8.600s) foram os que tiveram melhores resultados. A Alemanha encabeça o papel de país mais rápido com as suas páginas a demorarem 8,1s. a carregar.

As consequências de não se melhorar a velocidade do mobile são o abandono da página pelos utilizadores que, segundo o estudo, poderá ser de 53% nos casos em que o website demora mais de 3 segundos a carregar. À medida que o tempo de carregamento aumenta, também aumentam as visitas abortadas.

Assim, se colocar um utilizador mobile à espera mais de 5 segundos, existe uma probabilidade de cerca de 106% do mesmo abandonar a sua página.

Para saber qual o desempenho mobile do seu website mobile pode recorrer à ferramenta gratuita da Google Test My Site.