BlackBerry continua trajetória descendente. A quota de mercado fixou-se nos 0,0%

Os números estão visíveis no relatório da Gartner, referente às vendas de smartphones no último trimestre de 2016. Globalmente o mercado cresceu 7% e foram vendidos 431,5 milhões de dispositivos.

tek smartphone blackberry

Os últimos três meses do ano são, tradicionalmente, o período onde se vendem mais dispositivos móveis. A confirmar isso está o novo relatório da Gartner que analisou a venda de smartphones em todo o mundo e concluiu que o mercado aumentou 7% no período em questão.

No total foram vendidos 431,5 milhões de smartphones, dos quais 352,6 milhões tinham o sistema operativo da Google pré-instalado. O Android conquistou uma quota de mercado de 81,7%, um aumento de um ponto percentual em relação ao mesmo período de 2015.

No mesmo período, os smartphones com iOS instalado conquistaram uma quota de mercado de 17,9%, um aumento de 0,2% aos últimos três meses de 2015. Na terceira posição encontram-se os smartphones com Windows, que ultrapassaram por pouco a barreira do milhão de smartphones vendidos, conseguindo uma quota de mercado de 0,3%; no quarto trimestre de 2015, o sistema operativo da Microsoft estava presente em 1,1% dos smartphones vendidos.

Uma das novidades é a quota de mercado dos smartphones com sistema operativo da BlackBerry: 0,0482%, resultado dos poucos mais de 207 mil smartphones vendidos. A empresa canadiana era um dos nomes fortes do setor até os smartphones conquistarem o mundo. Recentemente, a empresa anunciou que iria deixar de fabricar os seus smartphones e que seriam outras empresas a desenhar, produzir e distribuir os telemóveis com nome BlackBerry.

Na semana passada a IDC revelou a sua análise ao mercado dos smartphones, onde se destaca a diferença de equilíbrio de marcas no mercado chinês.

Votação TeK

O Mobile World Congress vai, mais uma vez, ser palco de grandes lançamentos, alguns deles já começados a desvendar. Qual a marca que poderá surpreender mais?

  • Alcatel

    2%

  • Huawei

    27%

  • Lenovo

    7%

  • LG

    8%

  • Nokia

    23%

  • Samsung

    25%

  • Sony

    5%