Há mesmo muita gente a usar o telemóvel enquanto conduz

A distração existe e com ela aumenta, e muito, a probabilidade de se ter um acidente. Todos sabemos isso, certo? Mas continuamos a mandar mensagens, a espreitar o Facebook e a atender chamadas ao volante.

tek conduzir volante

O estudo foi realizado nos Estados Unidos, mas é caso para se dizer que a "carapuça" serve a outros locais do mundo, com os resultados a indicarem que quase toda a gente usa o telemóvel ao volante.

Mais precisamente a empresa de analítica Zendrive pegou em dados de sensores de mais de três milhões de automobilistas, correspondentes a muitos milhares de milhões de quilómetros, e concluiu que o telemóvel é usado em 88% das viagens.

Em média os condutores passam 3,5 minutos ao telefone por viagem, um número já por si impressionante, mas que ainda soa pior ao lembrar que uma distração de dois segundos aumenta o risco de acidente em 20%.

“Por outras palavras, tal é equivalente a 105 possibilidades por hora em que corre o risco de morrer e/ou matar outros”, referem os autores do estudo, tentando consciencializar os leitores para o problema.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%