iPhone 7: o smartphone da Apple mais caro de sempre (até agora)

Os novos telemóveis da marca da maçã acabaram de entrar em cena. No entanto, a Apple não quebrou a tradição de aumentar os preços com cada novo lançamento. O iPhone 7 é quase duas vezes mais caro que o primeiro modelo vendido em Portugal.

tek apple iphone 7 plus

Já é quase conhecimento popular o facto de a Apple estabelecer novos recordes de preços de cada vez que apresenta um novo smartphone. E o iPhone 7 não foi a exceção. O iPhone 7, de 4,7 polegadas vai custar a partir de 779 euros e o iPhone 7 Plus, de 5,5 polegadas, pode chegar aos 1.139 euros. Estes são, sem sombra de dúvida, os iPhones mais caros de sempre.

O iPhone 3G foi o primeiro smartphone com a marca da maçã a "aterrar" no mercado português. Na madrugada do dia 11 de julho de 2008, Portugal recebeu o dispositivo que já estava a caminho do estrelato mundial. Tendo em conta os mais recentes telemóveis da Apple, até custa a acreditar que o 3G custava “apenas” 499,99 euros.

Desde então, o aumento dos preços tem sido uma constante e é muito pouco provável que esta trajetória crescente venha a ser quebrada.

O iPhone 4, que chegou a Portugal em junho de 2010, custava 659 euros, ao passo que a sua variante “S”, que chegou em outubro do ano seguinte, custava um pouco menos, ficando-se pelos 629 euros.

Mas o preço voltou a subir com os seus sucessores. O iPhone 5 e as variantes 5C e 5S chegaram a Portugal em setembro de 2012 e em setembro de 2013, respetivamente, e voltaram a elevar a fasquia, com preços que chegaram aos 699 euros.

O iPhone 6 não chegou a quebrar o limite estabelecido pelo mais caro da gama dos 5, mas o 6 Plus já o fez, com preços que chegaram aos 799 euros. Ambos os modelos do iPhone 6 chegaram a Portugal em setembro de 2014.

Em outubro de 2015, foi a vez de os iPhone 6s e 6s Plus se estrearem no mercado português, com preços da ordem dos 728 euros e 830 euros, respetivamente.

Através de uma análise comparativa dos preços ao longo dos tempos, uma coisa é evidente: novos lançamentos significam novos recordes de preço.

Quanto às datas de lançamento, setembro é o mês de eleição da Apple. Salvo certas exceções, os telemóveis da marca da maçã têm chegado a Portugal umas semanas após terem começado a ser expedidos em grandes mercados como o dos Estados Unidos.

Contudo, Portugal este ano estreia-se como parte da lista dos primeiros países que vão receber os novos iPhone 7 e 7 Plus. Parece que o mercado lusitano pode estar a subir na tabela de prioridades da gigante tecnológica de Cupertino.

As pré-vendas dos mais recentes iPhone têm início marcado para dia 9 de setembro e começam a ser expedidos no dia 16 do mesmo mês.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%