Nova versão conceptual do iPhone mistura Siri, realidade aumentada e um ecrã gigante

É difícil que o próximo iPhone seja mesmo assim, mas enquanto as primeiras imagens não circulam na internet, nós vamos-lhe abrindo o apetite com as versões conceptuais dos fãs da Apple.

tek iphone x

Ainda faltam alguns meses para o lançamento do novo iPhone e enquanto não há leaks para mostrar, os fãs da marca têm-se ocupado em imaginar como será o próximo smartphone da Apple. Os rumores dizem que o equipamento vai ser alvo de uma reformulação estética, que terá um ecrã a ocupar quase toda a zona frontal do telefone, que a câmara traseira vai integrar um sistema de realidade aumentada e que ainda deverá haver espaço para uma tecnologia de reconhecimento facial. Nada está confirmado, mas tudo serve para inspirar a comunidade a criar as suas versões conceptuais do próximo iPhone.

Gabor Balogh foi um dos últimos a mostrar a sua versão do smartphone e, neste caso, o designer surgiu com um conceito diferente que articula as capacidades da Siri com o potencial da realidade aumentada. Na visão de Balogh, a assistente virtual da Apple poderá comunicar com a app para reconhecer objetos e espaços do mundo real e fornecer informações contextuais de acordo com os elementos identificados.

Na prática, este iPhone é imaginado como uma janela para o mundo real por onde também espreita um sistema inteligente com capacidade para fundir tecnologia e realidade de uma forma inovadora. Precisa de chegar a um sítio e não sabe o caminho? A Siri reconhece o espaço e traça-lhe o caminho em tempo real. Está perto de um edifício curioso, mas não sabe o que é? Pergunte à Siri que ela há de ter a resposta na "ponta da língua".

O conceito de Balogh mostra ainda como é que o botão home poderia ser embutido no ecrã e como é que este último poderá ser ajustado num smartphone que, julga-se, será maioritariamente composto por display.

Nenhuma destas funcionalidades está confirmada, mas os rumores dizem que a empresa está a desenvolver funcionalidades de realidade aumentada e uma nova câmara 3D que será capaz de captar a profundidade das imagens.

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%