O Samsung Galaxy S8 está pronto. Veja a primeira imagem

A fotografia foi publicada por Evan Blass, um conhecido leaker do universo tecnológico, e mostra a nova localização do sensor de impressões digitais deste novo modelo da gama Galaxy S.

tek samsung

A sensivelmente três meses da apresentação do Galaxy S8, ei-la: a primeira imagem do próximo smartphone topo de gama da Samsung.

A fotografia foi obtida pelo suspeito do costume, o conhecido leaker e jornalista de tecnologia, Evan Blass, que a publicou esta quinta-feira no seu Twitter pessoal e na publicação norte-americana, Venture Beat.

De acordo com o que é possível de observar nos equipamentos dispostos na imagem, o S8 vai mesmo continuar a integrar uma entrada de 3,5mm, ao contrário do que tinha sido sugerido anteriormente por alguns rumores, e o sensor biométrico de impressões digitais, agora sem espaço na dianteira do smartphone, será disposto na traseira do equipamento, à direita da câmara.

Os botões de navegação que têm marcado presença nesta gama da tecnológica sul-coreana desde o início, foram eliminados para dar lugar a um ecrã maior, Edge, que, desta feita, vai ocupar cerca de 83% do painel frontal do telefone.

O S8 vai ainda contar com um processador Qualcomm Snapdragon 835 (ou um Samsung Exynos, mediante a região) que será responsável por acelerar em 11% o desempenho do equipamento relativamente ao seu antecessor.

O consumo de energia também deverá ser mais eficiente em cerca de 20%, uma característica essencial para as baterias de 3.000mAh e de 3.500mAh que vão incorporar as versões de 5,8 e 6,2 polegadas, respetivamente. O carregamento, como se pode comprovar através da imagem, será feito através de uma entrada USB-C.

A RAM deverá manter-se nos 4GB e a memória interna vai subir para um novo mínimo: 64GB expansíveis por microSD até aos 256GB.

As câmaras, frontal e traseira, vão ambas contar com uma abertura focal de f/1.7. A primeira terá 8MP, mais 3MP do que as integradas no S7, e a segunda materá os 12MP. No sensor principal, no entanto, o S8 articulará uma tecnologia de reconhecimento de objetos que permitirá ao utilizador fazer pesquisas em contexto com aquilo que o smartphone consegue distinguir visualmente. Ao lado da câmara frontal, por sua vez, outra novidade: um scanner de íris, tal como já existia no famigerado Note 7.

Adicionalmente, tal como noticiado esta semana, o flagship poderá ainda integrar suporte para uma desk dock, que vai permitir conectar o equipamento a um monitor externo, a um rato e um teclado, um assistente virtual desenvolvido pela própria Samsung e uma versão adaptada da tecnologia force touch popularizada pela Apple.

Os preços (tal como todos os outros detalhes) ainda não foram oficialmente desvendados, mas, de acordo com a Venture Beat, as variantes deste S8 deverão custar pelo menos mais 100€ do que as do S7. A versão de 5.8 polegadas poderá chegar aos 799 euros e a de 6.2, aos 899 euros. Ambos deverão chegar às lojas no próximo dia 21 de abril.

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%