E ao sétimo dia da semana, como manda a tradição, o Tek traz-lhe mais seis aplicações móveis acabadinhas de sair da Play Store e da App Store.

Nesta edição há cultura e ciência para descobrir Portugal, uma solução inteligente para a gestão do consumo energético lá de casa, um "telefone" gratuito e livre de operadoras para ligar a quem quiser sem ter de se preocupar com o preço, uma oportunidade para se tornar num passageiro VIP da Uber, uma plataforma de encontros para quem acha que nada é mais bonito que a inteligência e uma aplicação que quer ajudá-lo a encontrar casa para as próximas férias. O melhor? Todas elas estão disponíveis de forma totalmente gratuita.

Deixe o seu smartphone ou tablet a postos e conheça as seis apps desta semana.


Esta app quer ajudar a descobrir Portugal através da ciência e da cultura

A Ciência Viva e a Fundação Vodafone lançaram uma aplicação para conhecer Portugal através da ciência e da cultura, em mais de 200 etapas. Para já está disponível para Android mas vai chegar ao iOS.

“18 circuitos, 54 percursos e mais de 200 etapas”, que têm os centros Ciência Viva como ponto de partida, estão presentes numa nova aplicação que, juntamente com um cartão e um guia, oferecem entrada gratuita nos vinte centros Ciência Viva.

O cartão anual, que tem um valor de 50 euros e é válido para dois adultos ou um casal e os seus filhos (até aos 17 anos), também dá descontos em “mais de cem instituições de ciência, cultura e lazer, como museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, jardins zoológicos e aquários”, indica a organização em comunicado.

Estes circuitos são lançados ao longo desta segunda-feira e contam com uma viagem de comboio até ao Lousal, Grândola, onde será realizado um desses circuitos. A viagem termina no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com o lançamento público dos Circuitos Ciência Viva, na presença dos directores dos vários Centros Ciência Viva e parceiros de cultura e ciência envolvidos no projecto.

A aplicação já está disponível gratuitamente para Android e, em breve, chegará ao iOS. A app inclui mapas interativos dos percursos, lança desafios, permite partilhas experiências, aceder às vantagens de cada parceiro e consultar a agenda de atividades.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

UberStar: uma nova solução VIP para os utilizadores mais assíduos

Lisboa e Porto são as duas primeiras cidades europeias a receber o UberStar.

A partir de amanhã, dia 8 de fevereiro, a Uber estreia um novo serviço em Lisboa e no Porto, as duas primeiras cidades europeias a receber esta solução.

Com o nome de UberStar, a aplicação quer “celebrar os utilizadores que mais frequentemente” escolhem o serviço de transporte e “os motoristas que proporcionam as melhores viagens”.

Através desta nova funcionalidade, a empresa diz que os seus utilizadores vão ter acesso a ofertas exclusivas, como horários alargados e outras vantagens em futuras iniciativas do serviço de transporte, como o UberICECREAM.

Para ter acesso a este "estatuto" terá de completar 12 viagens Uber num mês, em cidades portuguesas. As vantagens ficam disponíveis no mês seguinte e só serão mantidas no outro se voltar a completar outras 12 viagens com a aplicação.

Os utilizadores UberStar vão ter acesso aos melhores motoristas da cidade. Ou seja, os motoristas com as pontuações mais elevadas terão acesso direto aos pedidos de viagem dos utilizadores mais frequentes, o que poderá significar um número mais elevado de viagens realizadas.

A Uber ressalva que as viagens efetuadas através desta nova solução não terão custos adicionais em relação à mesma viagem em UberX, mas que o tempo de espera por viagem poderá ser mais elevado.

A Uber é uma aplicação gratuita e está disponível para Android e iOS.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Smartphone a postos? Ligue o ar condicionado e siga para casa

É uma das representantes portuguesas na final dos prémios internacionais da ONU, cujos vencedores serão conhecidos em março. A EDP Re:dy ajuda a fazer uma gestão inteligente do consumo energético doméstico e controlo remoto de equipamentos.

A aplicação foi desenvolvida pela EDP Comercial e permite controlar de forma remota um conjunto de equipamentos e dispositivos ligados à eletricidade, programar o funcionamento, definir temperaturas, receber alertas de anomalias ou consumos inesperados.

Também permite monitorizar a produção do sistema solar via smartphones, quando existe um, ou identificar oportunidades de poupança. Objetivo: ajudar o utilizador a otimizar consumos, mantendo o conforto na habitação.

A aplicação está disponível para iOS e Android e está na reta final dos World Summit Award Mobile, uma distinção promovida pela Organização das Nações Unidas, que tem como objetivo premiar aplicações móveis inovadoras com capacidade para gerar impacto a nível mundial.

A mecânica do prémio passa primeiro pela seleção local de projetos. Entre os melhores de cada país são escolhidos os finalistas e é entre esses que são selecionados os grandes vencedores de cada categoria. De Portugal saíram oito representantes para a competição internacional, cinco passaram mais uma fase, rumo à finalíssima. A EDP Re:dy é uma delas.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

WhatsCall: ligue para quem quiser sem pagar um cêntimo a uma operadora

Funciona sem internet, ao contrário de outras aplicações, mas, em troca, terá de ver vídeos, descarregar outras apps e responder a questionários. As chamadas podem ser feitas para qualquer lugar do mundo.

É como o Viber, mas não é como o Viber. A diferença (substancial) reside apenas num pormenor que faz toda a diferença: o WhatsCall não requer ligação à internet.

Da autoria da Cheetah Mobile, esta aplicação permite-lhe fazer chamadas para qualquer número, de qualquer país, sem qualquer custo adicional. Em troca, no entanto, os utilizadores terão de entrar na aplicação diariamente, ver anúncios, convidar amigos ou participar noutras atividades para garantir créditos.

Ao contrário das soluções concorrentes, que exigem uma ligação à rede para garantir a comunicação entre dois dispositivos, a WhatsCall recorre a uma ligação IP-PSTN que articula linhas físicas e digitais para ligar utilizadores.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Sapio: Se prefere a inteligência à beleza, esta é a aplicação para si

E se lhe dissermos que há uma aplicação que liga pessoas com base no seu nível de inteligência, interesse e habilidade de conversação? Estará interessado em experimentar?

O Dia dos Namorados aproxima-se e, com a celebração, aumenta a procura por aplicações e sites de encontros amorosos. A aplicação mais conhecida é, sem dúvida, o Tinder, mas há outras que vão derivando consoante o seu target.

A Sapio é diferente das demais. Em vez de estar preocupada com a beleza dos "clientes", a aplicação quer juntar pessoas que se preocupam mais com a inteligência. Mas não é apenas para encontrar uma pessoa muito inteligente, é para identificar alguém que quer localizar uma pessoa com o mesmo nível de inteligência.

Ao Huffington Post, Kristin Tynski, co-fundadora da Sapio, explica que “os sapiossexuais não podem ser simplesmente definidos como pessoas que estão atraídas por quem é muito inteligente”, mas sim que “estão atraídos por alguém com um nível de inteligência, interesses, conversação e sentido de humor correspondente”.

Para fazer a correspondência, a Sapio baseia-se em 300 questões abertas, com temas variados como “se fosse o líder supremo do mundo, que leis aprovaria?”. O objetivo é que através destas respostas os outros utilizadores consigam perceber a mente de parceiros com quem podem, ou não, fazer “match”.

Depois de respondidas as questões, a aplicação procura por possíveis combinações baseando-se nos interesses e na personalidade das pessoas. Por fim, tal como outras aplicações, basta “gostar” ou não dos outros utilizadores. A Sapio está disponível para Android e iOS e é grátis.

 

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Faça planos para as próximas férias e guarde tudo no bolso

O aluguer de casas entre particulares está cada vez mais na moda e são várias as plataformas com esse tipo de ofertas. A HomeAway é uma das que está nessas andanças há muito. Acaba de renovar a imagem no Android e iOS.

O foco do site são os aluguer por temporada, férias por exemplo. Estão listadas casas em mais de 190 países, que podem ser alugadas na totalidade ou parcialmente, entre vivendas, apartamentos, castelos, ou mesmo casas em árvores. Há um pouco de tudo num milhão de alternativas.

A aplicação permite a pesquisa de casas, guardar informação para consultar mais tarde ou partilhar com terceiros, mas também serve para fazer pagamentos seguros ou receber notificações de confirmação de reservas.

Os dados de uma reserva, tal como as interações com o proprietário, ficam guardados no telemóvel, assim como a informação de check-in, o que facilita a consulta a qualquer momento e evita pesquisas no email. Nesta nova versão, a app da HomeAway ganhou melhorias ao nível do design e do desempenho, que podem ser experimentadas na versão para Android e iOS.