A nova versão do "relógio inteligente" da Apple, apesar de ter um nome que pode ser considerado pouco sexy, é um dos lançamentos mais esperados. É potenciado pelo sistema operativo watchOS 3 e é à prova de água até uma profundidade de 50 metros. O primeiro Apple Watch era apenas resistente a salpicos.

O Apple Watch Series 2 é o primeiro da marca da maçã a ter um sistema de GSP autónomo, ou seja, não depende do smartphone para determinar a localização e velocidade do utilizador.

É potenciado por um processador dual-core, está quipado com um GPU (unidade de processamento gráfico) que possibilita gráficos com uma qualidade duas vezes superior à do antecessor. O ecrã do Series 2 é duas vezes mais luminoso do que o da anterior versão.

Além disso, com o Series 2 pode jogar Pokémon Go a partir do seu pulso. O CEO da Niantic, John Hanke, afirmou que, com a integração do jogo no smartwatch, os utilizadores poderão estar mais atentos ao que os rodeia, evitando acidentes.

O Apple Watch Series 2 será disponibilizado com preços a partir de 349 euros. As pré-vendas começam esta sexta-feira, dia 9 de setembro, e começam a ser expedidos no dia 16 do mesmo mês.

Mas a Apple não se ficou por aqui. Jeff Williams, diretor de operações da Apple, avançou que o primeiro Apple Watch foi remodulado. O wearable terá o mesmo processador dual-core que este novo modelo e será rebatizado como "Apple Watch Series 1".

O CEO Tim Cook disse que, em 2015, o Apple Watch "sénior" foi a segunda marca mais vendida, à escala global, ultrapassando alguns "veteranos" do mercado.

O Apple Watch foi um dos produtos de destaque no evento de hoje em São Francisco, mas a estrela continua a ser o iPhone, que tem uma nova versão, o iPhone 7 e o modelo plus.