Numa altura em que os resultados financeiros relativos a 2016 mostram um declínio de 11,6% das suas vendas na China, a Apple não está disposta a deixar os mercados asiáticos à mercê das ambições dos rivais e está a focar as suas atenções na Índia.

Em dezembro, ficou a saber-se que a Apple estaria até em negociações com o governo indiano para receber benefícios fiscais, como condição para instalar uma central de produção de iPhones no país.

Agora, citado pela Bloomberg, o ministro com a tutela das Tecnologias de Informação avança abril deste ano como a data de arranque das operações de fabrico de smartphones com a marca da maçã na Índia.

Priyank Kharge revela que a nova central de produção vai ser erguida na cidade de Bangalore e que todos os dispositivos aqui produzidos serão direcionados para consumo interno e não para exportação.

Em maio passado, o CEO Tim Cook viajou até à Índia para se encontrar com representantes do governo para discutir a abertura de lojas da Apple no país, como tentativa de reforçar o peso da marca num mercado em que os telemóveis da Samsung são os preferidos pelos consumidores locais.

Ao começar a fabricar iPhones na Índia, a Apple está também a procurar “cair nas boas graças” do governo indiano liderado pelo Primeiro-ministro Narendra Modi, cuja estratégia “Make in India” tenta incentivar a produção local e a criação de empregos no país.

Como se sabe, os smartphones não são fabricados pela própria Apple, pelo que, na Índia, a empresa de Cupertino deverá contar com a colaboração da taiwanesa Winstron.

O iPhone SE será certamente uma das apostas da Apple nesta nova estratégia para o mercado indiano, embora o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus não fiquem de fora.

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