À semelhança do que já tinha feito a rival Caterpillar, a Dewalt decidiu entrar no mercado de smartphones. A proposta leva o nome de Dewalt MD501 e resulta de uma colaboração com a Global Mobile Communications, uma especialista em telefones robustos.

O novo smartphone é apresentado como um equipamento resistente e desenvolvido para corresponder às necessidades dos trabalhadores da construção civil e da indústria, bem como aos amantes dos desportos radicais.

Resistente ao pó e à água, o MD501 sobrevive a quedas de dois metros de altura em superfícies de betão e a temperaturas que podem variar entre os 20 °C e os 60 °C, pesando 245g. Debaixo de água, aguenta até 30 minutos submerso em até 2 metros de profundidade.

Além disso, integra um ecrã touch Gorilla Glass de 5’’ – que suporta o toque com luvas -, um processador de 1.3GHz e sistema operativo Android 5.1 Lollipop.

A slot Dual SIM Card, o GPS NFC e o carregamento sem fio via QI wireless complementam este smartphone, que inclui ainda uma câmara traseira de 13MP e uma de 5MP na frontal, 2GB de RAM, 16GB de memória interna que pode ser expandida através de 64GB com um cartão MicroSD. A bateria de 3,020mAh garante até oito horas de tempo de conversação.