A tecnológica sul-coreana avançou que vai integrar uma assistente virtual baseada em Inteligência Artificial no Galaxy S8, que deve ser lançado no início do próximo ano. As informações são divulgadas pela agência Reuters e indicam que a Samsung está a procurar formas de recuperar algumas das perdas que sofreu com toda a polémica que envolveu os seus phablets Galaxy Note 7 e voltar a conquistar a confiança dos consumidores na marca.

Como o TeK já tinha noticiado, em outubro a Samsung comprou uma startup de realidade virtual chamada Viv Labs, cujos criadores foram responsáveis pelo desenvolvimento da Siri, a célebre assistente virtual dos smartphones da Apple.

O elemento que demarca a Viv da Siri, de acordo com os próprios criadores, é a sua “natureza aberta”, ou seja, é o facto de permitir que terceiros possam desenvolver aplicações sobre este software de IA.

Recorde-se que só este ano é que a Apple decidiu tornar público o acesso ao SDK (kit de desenvolvimento de software) que permite criar aplicações utilizando a Siri.

Segundo a agência noticiosa, a Samsung vai passar a integrar a Viv nos seus telemóveis e estender as suas funcionalidades, por exemplo, à área da domótica.

Além disso, é esperado que a Viv forneça acesso a serviços de terceiros, logo desde o seu primeiro dia de funcionamento, diferenciando-a da “prima” Siri.

A empresa de Seul faz tenções de continuar a fortalecer o seu ecossistema de software de IA, com novas aquisições.