Para silenciar quaisquer rumores de que os wearables foram uma mera moda passageira, a Google revela que tem na “calha” dois novos smartwatches que planeia apresentar entre janeiro e março do ano que se aproxima.

Numa entrevista ao The Verge, o gestor de produtos Android Wear da Google revela que os dispositivos vão estrear o novo sistema operativo do colosso tecnológico para wearables, o Android Wear 2.0.

Jeff Chang avança que a Google esteve envolvida no design e no processo de integração de software no novo dispositivo, numa colaboração próxima com o fabricante, que não identifica mas que diz ter produzido wearables da Google em ocasiões anteriores.

Segundo o mesmo site, quando estes relógios forem lançados, grande parte dos Android Wear que já existem no mercado vão receber a atualização do sistema operativo. Mas não todos.

Parece que apenas os modelos mais recentes é que vão poder operar o Android Wear 2.0. A razão desta atualização seletiva está relacionada com o facto de o novo sistema operativo requerer determinadas especificações de hardware que modelos de smartwatches mais antigos não apresentam.

O responsável acrescenta que, depois do lançamento da Google, se pode esperar que outras marcas apresentem, por sua vez, novos wearables com a mais recente versão do Android Wear. Chang afirma que o CES, que se realiza já entre 5 e 8 de janeiro, pode ser pautado pela apresentação de produtos com o novo sistema operativo.

Apesar de a Google reiterar o seu compromisso na esfera dos smartwatches, é importante relembrar que dados da IDC indicam que, durante o terceiro trimestre de 2016, o volume de vendas de wearables caiu mais de 50%, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

Veja na galeria abaixo alguns dos smartwatches que vão receber o novo Android Wear 2.0.