A Huawei já está em contagem decrescente para a apresentação do novo Mate 9 que vai acontecer em Munique durante o próximo dia 3 de novembro.

Este ano, no entanto, vai dar-se pelo menos uma alteração substancial àquilo que tem sido o tronco comum desta linha. De acordo com um leak publicado esta quarta-feira na Venture Beat, pelas mãos do suspeito do costume, Evan Blass, o novo Mate vai ter não só uma versão standard, como uma versão Edge.

De acordo com a notícia, que cita duas fontes anónimas da tecnológica chinesa, os equipamentos estão a ser desenvolvidos sob os nomes de código Manhattan (standard) e Long Island (Edge). Este último vai integrar um conjunto mais consistente de especificações, mas, enquanto o New York será certamente lançado em todo o mundo, é provável que as vendas da versão Edge sejam restritas ao território chinês.

Segundo alguns leaks, o Mate 9 vai contar com um ecrã de 5,9 polegadas, 6GB de RAM, até 256GB de armazenamento interno e um processador de oito cores HiSilicon Kirin 960.

A câmara deverá continuar a contar com o toque da Leica e reproduzir uma nova versão do conjunto de lente dupla que figurou no P9. Desta vez, os sensores traseiros vão chegar aos 20 megapíxeis e as lentes a uma abertura focal de f/2.0.

Até à data, ainda não há qualquer detalhe que evidencie as diferenças técnicas entre os dois modelos do equipamento, mas é provável que o Long Island apresente um ecrã de qualidade 4K contra o FHD do Manhattan. Uma característica, diz Blass, que vai potenciar a compatibilidade com os Daydream VR.