A estratégia de fazer várias versões da linha de topo de gama Premium (P), com modelos mais baratos e de especificações médias, já tinha sido adotada antes pela Huawei que com o P8 oferecia aos utilizadores três opções diferentes, uma delas de ecrã de maior dimensão.

No lançamento do P9 era esperada a mesma lógica, e os rumores que tinham surgido semanas antes mostravam a possibilidade do “três em um” habitual, mas a Huawei optou por não mostrar em Londres a versão Lite.

Sem uma explicação aparente para a demora no lançamento do modelo Lite a Huawei prepara-se para o apresentar mais tarde, devendo ser anunciado a 3 de maio em Portugal, chegando às lojas no final desse mês. O preço deverá rondar os 350 euros.

Alguns sites indicam que a marca já fez o lançamento no mercado russo, mas os novos modelos ainda não estão listados no site oficial da Huawei naquele país. O interesse pelo smartphone fez também com que nos últimos dias surgissem vários rumores sobre as especificações e até imagens do que poderá ser a versão de gama média do P9, que deverá ter ecrã de 5 polegadas.

Por confirmar está a opção de câmara dupla com tecnologia Leica que diferencia o modelo de topo de gama e o P9 Plus.

Enquanto não há confirmação oficial ficam as fotos do P9, que já está a ser testado na redação do TeK.