Foi popularizado pelo iPhone 6s e bem-recebido pelos fãs de smartphones, no geral. Atualmente são poucos os que dispõem da funcionalidade, mas o software desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Michigan pode levá-la a qualquer smartphone por preços muito inferiores aos da tecnologia utilizada nos últimos telefones da Apple. 

Chama-se ForcePhone e é capaz de fazer tudo o que o 3D Touch se mostra capaz de fazer mas com recurso aos microfones e colunas de cada telefone. 

Quando ligado, o programa faz o telefone emitir um som ininterrupto de 18kHz, uma frequência que, apesar de inaudível para o ouvido humano, não deixa de ser percetível para o microfone do telemóvel. Premir o ecrã com mais ou menos força vai interferir de forma diferente no tom do ruído, dando origem a diferentes comandos que o ForcePhone é capaz de interpretar.
A utilização do som como potencializador desta funcionalidade, torna todo o sistema mais barato de implementar do que o mecanismo da empresa da maçã, garantem os investigadores. 

 

Neste campo, há uma coisa que este software faz a mais do que o da Apple: tornar todo o telefone num campo sensível ao toque. Embora no iPhone 6s o 3D Touch nos permita dar diferentes comandos ao smartphones através de diferentes níveis de pressão no ecrã, o ForcePhone permite fazê-lo com todo o equipamento – sim, se quiser, pode retroceder para a aplicação anterior apertando o telefone, por exemplo. 

O software ainda não pode ser descarregado mas vai ser apresentado ao público, pela primeira vez, no MobiSys, a conferência internacional sobre sistemas móveis que terá lugar em Singapura no próximo mês de junho. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.