O Android continua a ser o sistema operativo móvel mais utilizado no mundo. De acordo com um dos últimos relatórios da consultora Kantar Worldpanel, o OS da Google detém uma quota de mercado maior que a de todos os outros sistemas concorrentes - com base nas vendas de smartphones durante os primeiros três meses do ano - nas regiões contabilizadas para este estudo: Europa, China e Estados Unidos da América.

Na Europa, o Android conquista 74,3% do mercado de equipamentos móveis. O valor representa um crescimento de 1,4% no espaço de um ano. A Apple, por outro lado, quebrou para os 22,7% de quota.

O cenário reproduz-se em moldes semelhantes na China onde o sistema operativo da Google conquista 83,2% do mercado de smartphones, tendo crescido 9,3% relativamente ao período homólogo. Esta oscilação acompanha a tendência recessiva da Apple no país onde as marcas locais têm conquistado terreno às restantes. Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi são quatro das marcas mais vendidas na China neste momento.

O panteão do iOS continua a ser os Estados Unidos da América. O sistema operativo da tecnológica de Cupertino não domina, no entanto, mas tem ali a sua maior quota regional, chegando aos 42%. A marca é, de resto, a mais bem sucedida no mercado norte-americano dos smartphones onde lidera o top de vendas, seguida pela Samsung e pela LG. O Android conta com 56,4% do mercado, mas reduziu em 1,8% a sua quota em termos homólogos.