É verdade que estão entre as prendas que mais queremos desembrulhar na noite de 24 para 25 de dezembro, num desejo que já não é de agora – como o TeK provou na Montra TeK: 16 presentes tecnológicos que fizeram furor nos natais passados. Os estudos próprios da época voltam a apontar os smartphones e outros dispositivos móveis como itens que fazem parte do top das listas de Natal e os dados de retalhistas e das principais operadoras de telecomunicações parecem confirmá-lo.

Na Fnac as previsões gerais de vendas para este Natal são superiores às do ano passado. E o que é que cresce mais? Tecnologia, “sobretudo smartphones, gadgets e conectáveis”, revelou a retalhista ao TeK.

Os modelos mais procurados são as grandes novidades de 2016:

O balanço relativamente a todo o ano também está acima das expectativas, “devendo-se principalmente à forte reação às campanhas promocionais da Fnac, nomeadamente na Black Friday, as Flash Sales Fnac, os Dias do Aderente Fnac e também em várias ações exclusivas online que tivemos ao longo do 2016”.

Entre as operadoras o sentimento também é de otimismo. Fonte da Meo revelou ao TeK que as receitas provenientes das vendas de equipamentos estão a crescer a dois dígitos neste Natal, comparativamente à mesma época de 2015. “As expectativas para este Natal são, por isso, muito favoráveis”.

Para os resultados previstos contribuiu a estratégia assente na venda de equipamentos móveis desbloqueados e na possibilidade de compra a prestações sem juros. Os smartphones de marca própria também “têm atraído clientes para a oferta de telemóveis” da marca.

O mesmo acontece na Vodafone. Com as vendas para esta altura do ano “em linha com as expectativas”, a operadora destaca o interesse cada vez maior pelos smartphones, no lugar dos mais básicos feature phones – “uma tendência que tem sido constante ao longo dos últimos anos e que se comprova com a taxa de penetração destes equipamentos no total da base de clientes da Vodafone, que em setembro deste ano ascendia a 63,2%”.

Em declarações ao TeK, sublinhou também que, para além dos habituais topos de gama, nesta época há grande procura pelos equipamentos de marca própria. Estes são alguns exemplos, todos eles incluídos na campanha de Natal da Vodafone:

A NOS também tem preparou uma campanha de Natal “de grande impacto”, que “tem permitido resultados muito positivos com alguns smartphones de gama média e alta”, revela. Estes são alguns exemplos.

A operadora destaca a importância da categoria mobile para o seu negócio, com os smartphones a pesarem mais de 80% do total de telemóveis vendidos neste período do ano. Quanto ao volume anual de vendas, o total deverá ser equivalente ao registado em 2015, mas “com um aumento relevante do preço médio”, prevê.