Uma investigação da Strategy Analytics indica que, entre o segundo trimestre de 2015 e o segundo trimestre de 2016, as vendas de smartphones subiram de 338 milhões de unidades para somente 340,4 milhões.

Além de o mercado mundial de smartphones ter já atingido um nível de maturidade elevado, o que por si só é suficiente para fazer desacelerar o ritmo de vendas, a consultora considera que eventos políticos como o Brexit têm tido um forte e prejudicial impacto nesta área.

Olhando para a lista das três marcas mais vendidas entre o segundo trimestre de 2015 e o de este ano, a Samsung foi quem mais smartphones vendeu, com um aumento de quase seis milhões de unidades vendidas. Com a medalha de prata ficou a Apple, que, neste período, vendeu menos sete milhões de dispositivos do que no período anterior. Em terceiro lugar está a Huawei, que neste segundo trimestre vendeu mais 1,5 milhões de smartphones do que no mesmo período de 2015.

Com estes números, a sul-coreana Samsung conseguiu conservar a liderança no mercado, sendo seguida de perto pela Apple e pela Huawei, que ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente, em termos de quota de mercado.

Esta diminuição do ritmo de vendas vem confirmar as previsões feitas pela Gartner, que, em junho, divulgou um estudo que apontava para uma queda do crescimento das vendas mundiais de smartphones.

Mesmo o mercado chinês, considerado em tempos o mais "fértil" do mundo, já esteve mais longe de atingir o cúmulo da maturidade. Até mesmo lá, as vendas já não são o que eram.