Era uma vez uma Xbox 360, uma consola que durante 10 anos ajudou a redefinir uma geração de videojogos e de jogadores. Esta podia ser a história que colocava um ponto final a várias inovações, atualizações de hardware, serviços e novos jogos, mas a Microsoft prefere apresentá-lo como o fim de um período de aprendizagem conjunto com a comunidade de jogadores e o princípio de uma nova era de entretenimento, que continua com a Xbox One.

Em comunicado, Phil Spencer, diretor da Xbox, garante que a Xbox 360 ajudou a “redefinir o Gaming da Microsoft” e faz um balanço positivo da última década, ao longo da qual a consola evoluiu em conjunto com a comunidade de jogadores adaptando-se às suas necessidades e abrindo as portas ao jogo online, destaca.

 Os números da Xbox 360 incluem mais de 84 milhões de unidades vendidas, cerca de 78 mil milhões de horas de jogo, 486 mil milhões de pontuações em 27 mil milhões de vitórias e mais de 25 mil milhões de horas passadas pelos jogadores navegar entre apps.

Com a promessa de continuar a suportar a plataforma com Xbox Live services, a Microsoft garante aos fans que podem continuar a jogar os seus jogos preferidos com o suporte dos servidores Xbox Live. Os jogos e os acessórios 360 continuarão igualmente a estar disponíveis nas lojas da especialidade e online até rutura de stock, continuando o hardware a ter suporte assegurado em xbox.com/support.

Phil Spencer também explicou que o foco da Microsoft nesta área dos jogos passa a estar na Xbox One, a sucessora da Xbox 360, e para o Windows 10.