O lançamento de smartphones já não é assim tão interessante? A conferência da Sony era a primeira marcada para a abertura do MWC e os jornalistas compareceram às 8.30h de Barcelona, mas não houve nenhum Sony Xperia Z6 no alinhamento, como chegou a ser antecipado entre as novidades previstas para a feira.

O presidente e CEO da Sony, Kazuo Hirai, subiu ao palco para reforçar a mensagem da empresa que quer criar o efeito Uau nos utilizadores, com a satisfação e excitação associados, mas mudando a forma como usamos a tecnologia, e sobretudo os telemóveis. “Precisamos de formas inteligentes de comunicar”, salientou, lembrando que olhamos demais para os telefones e pouco para o céu, e para a vida que nos rodeia.

Por isso a Sony está a trabalhar em “ajudantes” que se ligam ao smartphone e simplificam algumas tarefas. Receber notificações de mensagens, tarefas e até orientação pode ser feito por voz, diretamente no ouvido, e uma câmara inteligente pode tirar fotografias nos eventos familiares sem obrigar a que o utilizador a segure com as mãos ou carregue no botão.

Xperia Ear, Eye, Projector e Agent são os quatro conceitos apresentados, onde a personalização e simplificação dos interfaces são palavras de ordem. Para já apenas o Ear tem data para chegar ao mercado, concretizando o princípio de um assistente inteligente através de um auricular Buetooth que integra interfaces, machine learning e sensores que ajudam a contextualizar o apoio aos utilizadores. A ligação ao smartphone é feita via Bluetooth.

A câmara Xperia Eye pode ser "pendurada" ao pescoço ou colocada num espaço livre, e a lentes esférica, com uma grande angular, permitem captar imagens de ambiente mas também reconhecer sorrisos. Usa comandos de voz para realizar os disparos e dispensa a utilização das mãos do utilizador nessa tarefa.

Também interessante é o conceiro do projetor que usa qualquer superficie livre para transformar num interface que pode ser manipulado com toque, voz e gestos.

O Xperia Agent é uma visão mais completa do assistente pessoal e vai responder também a gestos e voz, fornecendo informação importante de acordo com o contexto e ainda assistência à comunicação e controle de equipamentos domésticos. Usa a tecnologia de reconhecimento de voz da Sony e responde a vários comandos. Pode ainda usar um projetor para exibir informação numa superficie. 

 

E telemóveis? Também há

Mesmo sem a evolução do Xperia Z5, a Sony não deixou de mostrar no MWC um novo smartphone, mas de gama média. O Xperia X é o novo modelo que tem três opções a ajustarem-se a diferentes interesses: X performance, X e XA.

Entre os destaques contam-se a aposta na câmara com um sistema de autofócus preditivo e bateria mais inteligente, com a tecnologia adaptativa Qnovo que duplica o tempo de vida das baterias.

Nenhuma informação técnica foi partilhada na apresentação mas o Xperia X tem um processador Snapdragon 650 e o Xperia X Performance tem um Snapdragon 820.

Fátima Caçador, em Barcelona

Nota da Redação: foi adicionada mais informação

 

Acompanhe aqui as restantes novidades do Mobile World Congress


Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.