O CEO da Intel, Brian Krzanich, apresentou ontem ao mundo o Project Alloy, um protótipo daquilo que parece ser um “capacete” de realidade virtual, sem fios, que de acordo com informações avançadas pelo The Verge, contém câmaras e sensores potenciados pela tecnologia Real Sense da Intel, e é capaz de mergulhar o utilizador em mundos virtuais onde os objetos são “palpáveis”.

O dispositivo foi apresentado no decorrer do Intel Developer Forum, um evento presidido pela tecnológica norte-americana e que visa revelar alguns dos produtos que tem estado a desenvolver, para aguçar a curiosidade dos fãs.

A Intel acredita, diz o The Verge, que aquilo a que chama de “mixed reality” – ou realidade aumentada: a criação de ambientes virtuais sem descurar os elementos do mundo real que circundam o utilizador – é a resposta a muitas das preocupações que têm surgido relativamente à segurança da utilização de óculos de realidade virtual, por exemplo, quando se passeia pela rua.

A empresa planeia abrir o hardware do Alloy a terceiros, ao longo do próximo ano, bem como o seu interface de desenvolvimento de aplicações baseadas na sua tecnologia Real Sense. Desta forma, a Intel quer assegurar a disseminação da tecnologia de “mixed reality” e o desenvolvimento do seu Project Alloy.