Estes são smartphones para “quem procura baterias que duram, espaço para armazenamento e câmaras capazes de captar o momento”, avançaram os responsáveis da Sony durante a apresentação dos modelos que compõem a nova família Xperia, que teve lugar esta tarde em Lisboa. As atenções centraram-se nos dois telemóveis enquadrados na gama média da linha Xperia, o XA e o XA Ultra.  

O XA, com ecrã de 5 polegadas, é destacado pela Sony por causa do design que se adapta à mão e pela ausência de margens laterais. Este é o modelo que a marca coloca numa posição intermédia da gama, com um preço de 329 euros (livre de operador) e já disponível nas lojas. A câmara traseira tem 13 MP, enquanto a frontal conta com 8 MP e uma lente grande-angular. Outras características importantes são o processador com velocidades de 2.0 GHz e a capacidade interna de 16 GB.

Por sua vez, o Xperia XA Ultra (previsto para julho) é o “irmão mais crescido” do XA, com ecrã de 6 polegadas e disponível em três cores diferentes, tal como acontece com o XA. Mais uma vez a aposta está na média gama e no preço (399 euros), mas também na captação de vídeo e fotos, por via das câmaras traseira de 21,5 MP e frontal de 16 MP, sendo que esta inclui ainda flash e estabilização ótica, segundo informação fornecida pela marca.

Uma gama mais premium

Um pouco mais “acima” no portfólio recente da Sony, surgem também agora os modelos X e X Performance, com preços de 629 e 729 euros, respetivamente. O primeiro já está em pré-venda e assume honras de destaque na família Xperia, muito por culpa do ecrã de 5 polegadas com resolução Full HD, que também partilha com o X Performance, que estará disponível em julho. Ambos partilham as câmaras traseira de 23 MP e frontal de 13 MP, mas diferem nos processadores: o X é movido por um Qualcomm Snapdragon 650, o X Performance por um CPU 820 com o mesmo nome.

Não estão previstos novos lançamentos de smartphones até o último trimestre do ano, sendo que a Sony arranca agora com um forte investimento de marketing para promoção dos novos Xperia X, XA, XA Ultra e X Performance. 

Em relação aos tão esperados Sony Companion, anunciados no Mobile World Congress em Barcelona, a marca prevê lançar o Xperia Ear já em agosto, apesar de a versão deste personal assistant com formato de auricular Bluetooth chegar a Portugal apenas em inglês. O preço ainda não é conhecido.