A Alcatel aproveitou as altas temperaturas que se fazem sentir hoje em Lisboa para apresentar as mais recentes "estrelas" no seu portfólio de smartphones: os IDOL 4 e 4S. Estes terminais assinalam uma viragem na estratégia da marca em Portugal e chegam agora para ocupar o topo da gama nas prateleiras das lojas lusas. As atenções, contudo, recaem sobre o headset de realidade virtual que acompanha cada modelo.

O IDOL 4S marca o ritmo desta nova linha da Alcatel, que o TeK teve oportunidade de ver durante o Mobile World Congress de Barcelona, em fevereiro. Com linhas simples, é maior que o seu “irmão” IDOL 4, mas ligeiramente mais fino, com 6,99 mm de espessura. Pesa 141 gramas, face às 135 do modelo 4 (7,1 mm).

O ecrã AMOLED deste modelo apresenta uma resolução QHD de 2.560 x 1.440 píxeis, distribuídos por uma área de 5,5 polegadas, ocupando praticamente toda a parte frontal do equipamento. Já o IDOL 4 conta com um ecrã IPS de 5,2 polegadas, com resolução Full HD de 1.920 x 1.080 píxeis.

 

O sistema operativo instalado é o Google Android 6.0 Marshmallow, como seria de esperar, bem acompanhado por algumas apps próprias que se destinam a um dos principais atrativos da apresentação destes novos terminais da marca: a realidade virtual. Foi demonstrado o headset VR com que a Alcatel conta "atacar" este segmento, que serve também de caixa para acolher o equipamento. Uma ideia original.

Quanto às restantes configurações técnicas, em comum encontramos apenas as ligações NFC, Wi-Fi e Bluetooth (o 4S é dual-SIM), bem como a câmara frontal de 8MP e os 3 GB de memória RAM. Nos restantes pontos há diferenças entre o IDOL 4 e o 4S. Este último integra um processador Qualcomm Snapdragon 652 de oito núcleos (4x1,8 GHz + 4x1,4 GHz), 32 de memória interna (expansível através de cartões micro SD de até 512 GB), câmara traseira de 16 MP e bateria de 3.000 mAh.

Por sua vez, a câmara do IDOL 4 (que a marca também apelida de IDOL 4 VR) é de 13 MP, acompanhada de 16 GB de memória interna, CPU também de oito núcleos (4x1,5 + 1,2 GHz) e bateria de 2.610 mAh.

Em destaque em ambos os IDOL está o botão Boom Key, reservado para ativar rapidamente as funcionalidades mais viradas para o multimédia e que a Alcatel diz ser "um passaporte para uma nova dimensão". Este é, no fundo, um botão de atalho (podemos adicionar-lhe a função que desejarmos), mas que vem de origem configurado para dar acesso a várias funcionalidades especiais e em diferentes alturas. São as "atividades" Boom my Camera, Boom my Galley, Boom my View, Boom my Videos, Boom my Games e Boom my Musica, cada uma com especificidades próprias. Prometida está qualidade sonora, cortesia dos dois altifalantes de 3,6 W.

Os IDOL 4 e 4S já estão disponíveis nas lojas portuguesas com preços de 299,99 e 449,99 euros, respetivamente, sendo que os óculos de realidade virtual Alcatel VR fazem parte do pack. 

Nota da redação: Notícia atualizada com novas informações, vídeos e imagens dos novos smartphones Alcatel IDOL 4 e 4S.