Pouco mais de dois meses depois do anúncio, "habemus PS4 Pro". Esta quinta-feira marca o lançamento mundial da nova consola da Sony que dá à capacidade gráfica a maior prioridade.

O suporte para 4K e HDR é a primeira abordagem da empresa a este tipo de experiência visual, aproximando agora a performance do sistema de jogo àquela que é possível de obter em computador.

Títulos como Uncharted 4, The Last of Us, Battlefield 1, FIFA 17 e Hitman são alguns dos jogos que, já à partida, podem usufruir do poder da nova consola na plenitude.

Para jogar em 4K e HDR terá de ter uma televisão compatível com a tecnologia, mas, diz a empresa, que caso não tenha um destes equipamentos, a consola também vai apresentar alguns benefícios, como frame rates maiores e mais estáveis e uma qualidade gráfica superior ao que é possível com a PS4 standard.

Para além dos jogos também o YouTube e o Netflix se vão adaptar à mudança. Em comunicado, a Sony revela que ambos os serviços vão atualizar-se para disponibilizar conteúdos em 4K na PlayStation e espera-se que sejam lançadas 600 horas de vídeo nesta resolução até ao final do ano por parte da plataforma de streaming.

Tanto os jogos como o PlayStation VR são compatíveis com as duas consolas desta geração que, apesar das diferenças nas especificações, imergem na mesma interface e na mesma comunidade online.

A nova PlayStation Pro já está à venda por 399€.