Estava a poupar para um iPhone 7? Guarde os euros. Pelo menos é este o conselho que o The Wall Street Journal deixa subentendido após ter estado à conversa com algumas fontes da indústria dos smartphones.

De acordo com o jornal, a tecnológica de Cupertino vai quebrar com a tradição de reformular "integralmente" o iPhone de dois em dois anos e lançar um modelo mais semelhante com os anteriores do que até aqui tem sido costume. As verdadeiras novidades deverão estar guardadas para 2017.

De acordo com a publicação holandesa, The Next Web, os iPhones que a Apple vai lançar ainda este ano, vão chegar no mesmo tamanho e com características iguais ou, pelo menos, pouco diferentes das do iPhone 6/6s. Paradoxalmente, a maior novidade será a ausência da entrada para auscultadores que permitirá conceber um telefone mais fino e mais resistente a água e poeiras.

A decisão de abrandar o ritmo de novidades e inovação pode também ter uma justificação simbólica. Como nota o TNW, em 2017, o iPhone completa a sua primeira década de existência, um acontecimento que pode ter levado os responsáveis da empresa a guardar o coelho na cartola até ao próximo ano para assinalar a data com pompa e circunstância.

Se estava à espera de ver um iPhone com ecrã OLED, duas câmaras, carregamento wireless e smart connector já este ano, talvez acabe por ficar desiludido após o lançamento do próximo smartphone. Afinal, parece que "para o ano é que é"!