O lançamento do próximo topo de gama da Samsung ainda vem longe, mas os rumores que circulam na internet já são vários. Sobre o smartphone nada se sabe oficialmente, mas as informações adiantadas por "fontes anónimas" e as deduções feitas sobre os últimos movimentos da empresa - ainda que muitas das vezes não se venham a materializar no produto final - já ajudam a fazer algumas previsões sobre o que será o oitavo modelo desta linha da tecnológica sul-coreana.

Para além da assistente virtual, da dupla câmara e do ecrã 4k, recapitulemos o que se julga saber.

Processador Snapdragon 835

É sabido que a Qualcomm e a Samsung estão a desenvolver um novo processador móvel topo de gama que foi batizado como o 835. O chip deverá estrear-se no mercado "a bordo" de um flagship Android, e, apesar da Samsung estar a desenvolver uma versão atualizada do seu próprio processador, o Exynos, a marca tem por hábito produzir duas versões, uma para cada um dos chips, e disponibilizá-las consoante os mercados. Com base nesta lógica, é provável que o S8 seja um dos primeiros portadores do 835 uma vez que a tecnológica tem sempre integrado processadores de ponta nos seus equipamentos da gama mais alta.

Segundo informações da Qualcomm, este processador vai permitir uma melhoria de 27% no desempenho do smartphone e uma redução de 40% no consumo de bateria com suporte para Quick Charge 4.0, onde 5 minutos de carregamento chegam para 5 horas de utilização.

6GB de RAM e 256GB de armazenamento interno

De acordo com uma fonte próxima da empresa, citada pela imprensa internacional, o próximo S8 vai contar com 6GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. Não é especificado se os 256GB serão uma memória padrão ou se apenas serão integrados numa das versões do modelo.

A confirmar-se, estes 256GB representam um salto de 224GB face aos 32GB apresentados pelo S7 e podem significar a supressão do suporte para cartões microSD.

Os 6GB de RAM, por sua vez, já tinham sido anunciados enquanto parte integrante do Note 7, mas, mais tarde, a empresa recuou na decisão e acabou por lançar o phablet com apenas 4GB de RAM.

Câmara frontal com focagem automática

Segundo a publicação sul-coreana ETNews, uma das prioridades para a Samsung neste novo S8 será o melhoramento da câmara frontal. Apesar da empresa poder fazê-lo de várias maneiras, o diário avança que a tecnológica deverá integrar um sistema de focagem automática no sensor frontal do equipamento.

Force Touch

Como relatam algumas fontes asiáticas e o portal SamMobile, a empresa sul-coreana poderá integrar a tecnologia Force Touch no ecrã do S8, seguindo os passos da Apple e da Huawei.

Esta funcionalidade não seria difícil de implementar uma vez que a Samsung é uma das principais fornecedoras de ecrãs para a tecnológica chinesa.

Os rumores, como sempre, são muitos. As certezas, como sempre, nenhumas.