Em parceria para o desenvolver estão a DataWind e a Reliance Communications (RCom), que trabalham num equipamento direcionado a quem vai usar um smartphone pela primeira vez, um mercado que na India é gigantesco. Basta referir que no final de 2014 65% dos indianos ainda usavam feature phones, de acordo com dados da IDC, mas que o número estava a descer rapidamente em favor da troca destes modelos mais simples por telemóveis inteligentes.

O modelo vai suportar apenas ligações 2G e vai correr um sistema operativo de código aberto baseado em Linux. Vai custar 999 rupias, o equivalente a 13,8€, e tem data de lançamento prevista para 28 de dezembro, revelou ao Economic Times Suneet Singh Tulu, CEO da empresa que fabrica o modelo.

A canadiana DataWind tem vindo a apostar nesta área dos dispositivos de entrada de gama para mercados em desenvolvimento, com um foco especial na India.

Já em 2011 tinha criado um tablet para o mercado da educação (o Aakash) que comercializou por 35€. A empresa também já fabrica telemóveis, o modelo mais barato custa 28€.