A confirmar-se a informação apurada pela consultora, é a primeira vez que as vendas dos smartphones da Apple recuam, na comparação entre trimestres homólogos. Pelos cálculos da Gartner a queda terá sido de 4,4%, para um total de 225 milhões de smartphones vendidos, o suficiente para assegurar uma quota de mercado de 15,9%.

A rival Samsung, que lidera o mercado, também foi vítima do abrandamento das vendas entre outubro e dezembro do ano passado. Vendeu menos 2,2% que no mesmo período do ano anterior, o que se traduz em 320 milhões de unidades comercializadas e numa quota de 22,5%.

Em destaque no mesmo período está a Huawei, que conseguiu aumentar as vendas em 53%, enquanto os dois pesos pesados do mercado perderam terreno, transformando-se no terceiro maior fabricante global de smartphones. Lenovo e Xiaomi fecham o top 5, quase completamente dominado por marcas asiáticas.  

Menos smartphones da Apple vendidos também é sinal de uma redução da expressão do iOS no mercado mundial de sistemas operativos móveis. A plataforma terminou o ano instalada em 17,7% dos smartphones espalhados pelo mundo, menos 2,7% que um ano antes. Enquanto isso, o Android reforçou a liderança e passou a controlar 80,7% do mercado.  

Somando as vendas de todos os fabricantes, foram comercializados nos últimos três meses do ano passado 403 milhões de smartphones, um número que traduz um crescimento de 9,4% face a 2014, o mais lento dos últimos sete anos. Ao longo de todo o ano foram vendidos 1,4 mil milhões de smartphones, mais 14,4% que em 2015.