As alergias da Primavera começaram a atacar? Há uma app para isso

Parece que não há nada que as apps do smartphone não se proponham resolver. Até as alergias. O Diário da Alergia pode não ajudar a curar a doença mas permite controlar a evolução dos sintomas.

tek alergias

A app foi desenvolvida por uma equipa de investigadores internacionais da MACVIA-ARIA que integra também cientistas portugueses e está disponível em língua portuguesa, permitindo manter um registo diário da rinite alérgica, também conhecida como febre dos fenos, dos sintomas de asma e ainda da medicação tomada.

A funcionar para equipamentos iOS e Android, a aplicação é simples de usar e os registos usam uma escala de classificação simples, que ajuda a monitorizar os sintomas e se a medicação é a mais adequada de acordo com a evolução das reações, ou seja dos níveis de espirros e comichões habituais nestes casos.

Como não podia deixar de ser, há gráficos fáceis de ler e a possibilidade de definir alertas para tomar medicamentos. O objetivo dos criadores do Diário de Alergias é que no futuro seja introduzido um sistema de geo localização que permita comparar os padrões com outros doentes na mesma área, ou emitir alertas se estiver previsto o agravamento de alergias na zona geográfica onde se movimenta.

Segundo os dados da Associação Portuguesa de Asmáticos, a rinite afeta mais de 2 milhões de portugueses, com a asma a atingir cerca de 4 em cada 10 destes doentes. A associação já recomendou a utilização desta app cujos dados podem ser usados pelos investigadores, de forma anonimizada, para perceber melhor a evolução da asma e da rinite e a eficácia dos tratamentos atuais.

A app pode ser descarregada gratuitamente na App Store da Apple e na loja Google Play para equipamentos Android.

 

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%