O modelo é simples: há um carro estacionado algures perto de si. Ou mais do que um. Para o usar tem de se registar, instalar a app no iPhone ou iPad, ou usar a app Web, localizar o carro e usar.

Quando chegar ao destino estaciona, sem se preocupar com parques fixos. Pode dar o "serviço" como terminado, ou manter esse carro "reservado" para mais tarde usar, pagando apenas uma fração do preço.

Parece simples? E é, mas também tem limitações. O pagamento de 0,29 euros por minuto, ou de 9,90€ por hora, pode fazer com que uma deslocação fique mais cara do que no uso de um táxi, pelo que é preciso fazer contas. E é preciso ainda tomar atenção às restrições de zona de estacionamento.

Fora da zona verde, de atividade principal, há ainda uma área de utilização amarela mas se o carro não for requisitado no espaço de 12 horas o utilizador paga uma taxa adicional de 10 euros.

A app é gratuita para smartphones e tablets iOS, mas também há opções Web para usar em smartphones Android ou Windows Phone.

Veja o vídeo de apresentação do conceito do City Drive.

A City Drive tem uma frota de cerca de 40 carros e já conta com mais de 3 mil utilizadores, estando também disponível para empresas que podem usufruir da comodidade dos serviços mas também de uma majoração de 10% nas despesas de IRC para serviços de carsharing.
Nota da redação: a notícia foi atualizada com mais informação