A Rovio, empresa criadora do universo Angry Birds, lançou esta quinta-feira uma nova versão do seu jogo móvel. Chama-se Angry Birds Action! e, mais do que uma reformulação à aplicação, este novo título serve sobretudo como plataforma de promoção ao filme da franquia que irá estrear no próximo mês de junho.

Ao jogo, o estúdio finlandês adicionou uma funcionalidade que irá fazer interagir o mundo físico com o mundo digital. Em articulação com uma campanha de comunicação, que será feita um pouco por todo o mundo, a Rovio criou os BirdCodes, uma versão personalizada do QR Code, que será espalhada por todo o merchandising da marca e servirá para desbloquear conteúdos adicionais do jogo como vídeos, minijogos ou power-ups. Das parcerias estabelecidas pela empresa, destacam-se marcas como a LEGO, a H&M ou a McDonalds que criaram produtos alusivos ao jogo com BirdCodes integrados.

Caso esteja a pensar em ir ver o filme, também pode preparar o seu smartphone durante as últimas cenas já que a Rovio vai incorporar um destes símbolos nos créditos finais. O código irá desbloquear uma nova parte do Angry Birds Action! e, de acordo com o The Verge, um final alternativo do filme.

Durante a campanha de lançamento de Angry Birds: O Filme, serão impressos mais de mil milhões de BirdCodes que irão decorar outros tantos milhões de objetos alusivos ao título.

Já o jogo que agora se estreou nas lojas de aplicações de todo o mundo, chega diferente dos seus antecessores. Nesta versão, inspirada nos velhinhos jogos de flippers, as personagens foram redesenhadas para obedecer à imagem das personagens do filme e, mais importante do que placar porcos, é salvar os ovos dos pássaros - um ponto de encontro com o enredo do filme - através de uma mecânica que já não exige fisgas e nos dá uma vista 3D sobre o plano de jogo.

O Angry Birds Action! Está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Antes de experimentar por aproveitar também para ver ou rever o trailer do filme que estreia em junho.