Vai viajar em férias ou em trabalho e o voo está atrasado? Foi cancelado ou está em overbooking e não permitem o embarque? Qualquer uma destas situações, incluindo os desvios de rota, dão direito a uma indeminização, prevista na legislação europeia e nos Estados Unidos, mas a maioria dos passageiros acabam por não pedir a compensação financeira a que têm direito.

Esta é a área de atuação da AirHelp, uma statup que disponibiliza uma aplicação que pode ser descarregada gratuitamente para iOS e Android que agora tem conteúdos em português.

Através da aplicação os passageiros de voos com perturbação podem verificar imediatamente se têm direito a alguma compensação, bastando introduzir os detalhes do voo e do problema. Uma funcionalidade de digitalizador de cartões de embarque torna o processo de identificação de dados ainda mais rápido.

As compensações podem chegar a 600 euros por pessoa e a AirHelp trata de toda a burocracia. A empresa garante que não há riscos e que até à data já apoiou mais de 3 milhões de clientes a submeterem uma reclamação.

O serviço pode ser também pedido através do site www.airhelp.pt, assim como da aplicação para dispositivos telemóveis.

A AirHelp garante ter a maior base de dados de informação sobre voos, combinando conhecimentos sobre a regulação do espaço aéreo e algoritmos próprios. Segundo os dados, todos os anos, mais de oito milhões de passageiros têm direito a uma compensação, mas apenas 2% conhecem os seus direitos e avançam com a reclamação. "Isto significa que cerca de 2,3 mil milhões de euros ficam por reembolsar. É aqui que a AirHelp entra. Fornecendo "justiça como um serviço", a empresa ajuda os passageiros aéreos de todo o mundo a obterem compensações por atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque em voos, ocorridos nos últimos três anos", adianta a empresa

A  AirHelp tem escritórios em Nova Iorque, Berlim e Gdansk e está representada em 30 países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, disponibilizando o serviço em 15 línguas, às quais se juntou agora o português, o italiano e o francês.

A app pode ser descarregada gratuitamente para iPhone e iPad na App Store e para dispositivos Android na Google Play.