Microsoft despede-se do Windows Vista

A tecnológica norte-americana vai deixar de prestar apoio técnico aos utilizadores desta versão do Windows a partir desta terça-feira, dia 11 de abril.

tek windows vista

Dez anos depois da apresentação do Windows Vista, a Microsoft diz agora adeus ao sistema operativo com um ponto final no suporte técnico que ainda prestava aos utilizadores do serviço.

Desenvolvido sob o nome de código Longhorn, o Vista foi inicialmente anunciado como uma revolução ao ecossistema Windows que seria, com a introdução deste software, reinventado. O processo de desenvolvimento do programa foi, no entanto, acidentado e a empresa norte-americana foi obrigada a abandonar parte das suas ambições para se focar na criação de uma versão estável para o consumidor final.

Apesar das críticas endereçadas à fraca concretização do sistema enquanto um OS funcional e completo, o design foi um dos pontos mais aclamados do Vista graças à integração de um traço estético que a Microsoft batizou com o nome de Aero Glass. A funcionalidade deste aspeto, no entanto, gerou também algumas queixas por parte dos utilizadores devido a incompatibilidades com alguns programas e à absorção dos recursos do computador.

Na restante lista de problemas identificavam-se ainda a existência de proteção DRM para discos Blu-Ray e a quantidade de janelas UAC (permissões de controlo do utilizador) que surgiam durante uma utilização regular do Vista.

Em 2014, Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, disse em entrevista que o Windows Vista era o seu maior arrependimento.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%